Nos Estados Unidos, os principais índices acionários de Nova York apresentam leve alta nesta terça-feira (2).
Por volta das 13h, no horário de Brasília, o índice Dow Jones subia 0,54%, aos 47.543 pontos. Já o de tecnologia Nasdaq avançava 1,01%, aos 23.511 pontos. E o S&P 500 aumentava 0,57%, aos 6.851 pontos.
A recuperação vem depois do primeiro pregão de dezembro do país ter sido marcado por baixas, impulsionado por uma leve alta dos Treasuries e fortes oscilações no mercado de criptomoedas. Além disso, o relatório do ISM mostrou que a atividade industrial dos EUA contraiu pelo nono mês consecutivo em novembro. O PMI de manufatura caiu de 48,7 em outubro para 48,2 em novembro e Wall Street sentiu o reflexo desses dados ao longo do dia.
As expectativas pela reunião de política monetária do Fed, prevista para os dias 9 e 10 de dezembro, seguem no radar. Os investidores estão precificando uma chance de 87,6% de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros em dezembro, de acordo com a FedWatch Tool do CME Group.
Aliás, conforme a percepção de fontes, o diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, mais alinhado aos princípios econômicos de Donald Trump e com uma postura favorável à redução de juros, é um dos principais candidatos para suceder o presidente do Fed, Jerome Powell, no ano que vem.
Os investidores também estão aguardando um relatório de setembro – atrasado pelo shutdown de 43 dias do governo dos EUA – sobre o Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês), o indicador de inflação preferido do banco central norte-americano, que será divulgado na sexta-feira (5).
No mercado de ações, a Boeing é destaque depois de ter comunicado que o aumento nas entregas será um fator-chave para o fluxo de caixa positivo no próximo ano. Por volta das 13h, no horário de Brasília, ela apontava alta de 8,48%.
Os gastos online deste período de fim de ano, impactado pela Black Friday e Cyber Monday, superaram as previsões, segundo relatório da Adobe Analytics.
*Com informações da Reuters