O técnico Abel Ferreira, embora tenha comemorado a classificação do Palmeiras para a semifinal da Copa Libertadores, aproveitou a coletiva de imprensa para enviar um recado à torcida do Verdão.
Ele relembrou o episódio em que foi hostilizado por palmeirenses no Allianz Parque, durante o confronto contra o Corinthians, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o River Plate, nesta quarta-feira (24), o treinador português citou aquele momento de críticas para exemplificar a cultura do “8 ou 80” no futebol brasileiro. Desde a eliminação para o maior rival, o Palmeiras reagiu na temporada e passou a disputar os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores.
“O Brasil é um país especial, mas não pode ser 8 ou 80. Sabem o que a torcida fez comigo, e eu sou exatamente o mesmo. Mas não esqueço do que me chamaram. A mim e aos jogadores. Está marcado no meu coração, isso sangra por dentro”, disse Abel Ferreira.
O comandante, porém, valorizou a energia da torcida palmeirense durante a eliminatória contra os argentinos. Mais de 40 mil torcedores apoiaram a equipe rumo à classificação para as semis.
“É fácil perceber quando os torcedores estão conosco, sentimos na pele, às vezes cantam o nome dos jogadores, às vezes não. Quando essa energia, quando estão conosco, quando nossa direção acredita no que o treinador faz, e o treinador acredita nos jogadores… quando todos estão no mesmo sentido, estamos mais próximos de fazer jogos como esse. Chiqueiro pega fogo. Isso arrepia, nos ajuda imensamente. Precisamos deles”, complementou.
O Verdão jogará contra São Paulo ou LDU, do Equador, nas semifinais da Libertadores. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira (25), às 19h (de Brasília), no MorumBIS.
Os equatorianos tem vantagem de 2 a 0, construída no primeiro jogo.
Classificação do Palmeiras
O Palmeiras venceu o River Plate por 3 a 1 nesta quarta-feira (24), no Allianz Parque, aumentou a vantagem de 2 a 1 do primeiro jogo e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores.
O time argentino assustou e saiu na frente com Salas, de cabeça, nos primeiros minutos do confronto.
Vitor Roque empatou no segundo tempo, e Flaco López virou em cobrança de pênalti.
Ainda deu tempo do argentino fazer um golaço na sequência para sacramentar o grande resultado.