Abel Ferreira e Filipe Luís estão entre os 10 melhores técnicos do mundo no futebol masculino, segundo ranking feito pela IFFHS.
Quem lidera a turma é Luis Enrique, atual treinador do PSG, que leva o prêmio simbólico pela segunda vez. Ele já tinha encabeçado a lista em 2015, mas à frente do Barcelona.
A conquista do espanhol foi motivada pelos seis títulos conquistados pelo Paris Saint-Germain na última temporada, entre eles o da Copa Intercontinental, na última semana, com vitória sobre o Flamengo.
Enzo Maresca, do Chelsea, e Hansi Flick, do Barcelona, fecham o pódio, com Abel e Filipe já no final do top 10, em 9º e 10º, respectivamente, com o treinador do Flamengo empatado com Krunoslav Jurcic, do Pyramids.
A IFFHS (Federação Internacional de História do Futebol e Estatística) faz o ranking se baseando em um sistema próprio de pontuação.
Ela é atribuída levando em consideração critérios como a posição do time nos campeonatos que participou e o nível desses torneios –regional, nacional ou internacional.
Confira o top 10 completo:
- Luis Enrique, Paris Saint-Germain
- Enzo Maresca, Chelsea
- Hansi Flick, Barcelona
- Vincent Kompany, Bayern München
- Mikel Arteta, Arsenal FC
- Antonio Conte, Napoli
- Simone Inzaghi, Inter de Milão/Al Hilal
- Xabi Alonso, Leverkusen/Real Madrid
- Abel Ferreira, Palmeiras
- Krunoslav Jurcic, Pyramids; Filipe Luís, Flamengo