A atriz venezuelana Gaby Spanic, 51, foi expulsa de “A Fazenda 17” após dar um tapa na colega Tamires Assis, 34, durante uma dinâmica.
O ato, considerado um protesto contra a violência no confinamento, gerou grande repercussão e entrou para a lista dos momentos mais tensos do reality. A seguir, confira outras expulsões que também marcaram as 17 edições do programa.
Rachel Sheherazade – A Fazenda 15 (2023)
A jornalista foi expulsa após uma briga com Jenny Miranda. A confusão começou porque Rachel se recusou a cuidar das ovelhas, uma tarefa da influenciadora que era fazendeira da semana.
O desentendimento culminou em uma punição coletiva de 48 horas sem gás para todos os participantes. Rachel afirmou que Jenny teria agredido outras pessoas e acusado terceiros de agressão, embora as cenas das agressões não tenham sido exibidas.
Tiago Ramos e Shayan Haghbin – A Fazenda 14 (2022)
Ambos foram expulsos na madrugada seguinte à eliminação de Thomaz Costa, após uma briga que evoluiu para agressões físicas, incluindo empurrões, cotoveladas e ameaças com uma garrafa.
A produção justificou a decisão afirmando que eles colocaram em risco a integridade física deles mesmos e dos demais peões, tornando a convivência insustentável.
Nego do Borel – A Fazenda 13 (2021)
O cantor foi expulso após ser investigado pela Polícia Civil por suspeita de estupro de vulnerável contra sua colega de confinamento Dayane Mello.
Durante uma festa, a modelo aparentava estar embriagada e, conforme relatos dos participantes, houve um comportamento inadequado entre ambos. O caso ganhou ampla repercussão fora do reality, motivando a expulsão imediata.
Phellipe Haagensen – A Fazenda 11 (2019)
Phellipe foi retirado do programa depois de beijar Hariany sem seu consentimento. O ator disse que “agiu por estar carente e por seu perfil mulherengo”, mas o ato foi considerado grave o suficiente para justificar a expulsão.
Catia Paganote – A Fazenda 10 (2018)
Durante uma competição na piscina, Catia se desentendeu com Evandro Santo e acabou lhe dando um tapa no rosto. A produção avaliou que a agressão física não poderia ser tolerada e decidiu pela expulsão da ex-paquita no dia seguinte.
Nadja Pessoa – A Fazenda 10 (2018)
Após uma discussão com Caique Aguiar e Fernanda Lacerda, Nadja, em um momento de irritação, deu chutes na perna de Caique. A agressão física levou a produção a expulsá-la do reality.
Duda Yankovich – A Fazenda 2 (2011)
A lutadora sérvia foi expulsa depois de dar um tapa em Thiago Gagliasso, irmão do ator Bruno Gagliasso
Apesar de seu comportamento correto durante o programa, a produção não tolerou a agressão e tomou a decisão de expulsá-la.
Entenda expulsão de Gaby Spanic
Gaby Spanic foi expulsa de “A Fazenda 17” depois de dar um tapa no rosto de Tamires Assis na noite de domingo (19) durante uma dinâmica. Na sequência, ela pediu para sair do reality. A atitude chamou atenção dos internautas, que questionaram o motivo da atitude radical da ex-peoa.
Em uma dinâmica na noite de domingo, Gaby chamou Tamires. “Muitas pessoas estarão se perguntando por que eu escolhi a Tamires. Eu sei que chama muita atenção, e por que eu chamei a Tamires aqui? Antes de tudo, eu sou uma mulher que veio de outro país e já me aconteceram muitas coisas. Não tem como falar dela sem falar de mim. Já sofri bullying pela maneira de falar, fui agredida por um agressor… Obrigada, galera do Brasil, que não aguenta mais a violência!”, disse ela, agradecendo ao público pela eliminação de Fernando Sampaio na quarta Roça.
“Eu não sou dessas pessoas que subestimam a inteligência do público. Eu sempre sou muito agradecida, porque quem me dá o que comer é o público. Desde criança trabalho na televisão”, acrescentou Gaby, dizendo que não gosta nem acha justo quando uma mulher é maltratada – seja por um homem ou outra mulher. “O capítulo de hoje se chama ‘o circo vai continuar enquanto aplaudirem os palhaços'”.
Após o discurso, ela se virou para Tamires e pediu que a dançarina batesse em seu rosto, mas a colega se recusou. Gaby, então, bate no rosto de Tamires e logo depois anuncia que quer deixar o reality. “Eu me despeço, pois não posso mais ficar aqui”, disse a atriz. “Desisto, tchau! Que Deus abençoe a todos.”. Minutos depois, a direção do programa se manifestou nas redes anunciando a expulsão.
Nas redes sociais, os fãs da atriz apontam que o episódio se tratou de uma encenação de Gaby, como maneira de protestar contra outros atos de violência ocorridos no programa que não tiveram consequências.
Gaby protagonizou uma das maiores brigas da temporada com Fernando, em que ele chegou a falar para a venezuelana “voltar para seu país”. O ex-peão também se desentendeu com Tamires durante seu período na casa e chegou a jogar água no rosto dela.
Na época, internautas pediram pela expulsão do participante, que não ocorreu. Recentemente, Tamires levou uma cuspida no rosto de Martina, atitude que também ficou sem punição.
Sobre o tapa que resultado na expulsão, segundo análises dos espectadores, Gaby Spanic teria premeditado a ação, tornando-a cinematográfica e auxiliando Tamires a participar da trama.
Momentos antes do começo da dinâmica, quando os participantes estavam se arrumando, Gaby pede a Tamires que se vista com roupas claras “algo branco, rosado, suave”. Por outro lado, a atriz se vestiu com roupas escuras e usou maquiagens marcantes, enquanto Tamires seguia sem maquiagem.
Após a desistência da amiga, Tamires disse ter se surpreendido com a atitude: “estou bem surpresa com a Gaby. Ela só disse que estava se sentindo como uma panela de pressão, que não aguentava mais ver certas atitudes.”
O empresário de Gaby Spanic, André Kostta, diz estar surpreso com a saída da atriz venezuelana do reality. “Apesar da surpresa com os acontecimentos recentes, reafirmamos nosso apoio a Gaby Spanic. Ela é uma das maiores atrizes da teledramaturgia mundial e mantém uma relação especial com o público brasileiro”, declarou.
“Agradecemos à TV Record por todo suporte e pela relação amistosa com a atriz e o imenso carinho dos fãs que seguem demonstrando amor e respeito por seu trabalho”, completou.
A artista ganhou fama ao interpretar as irmãs gêmeas Paulina e Paola Bracho em “A Usurpadora“, novela exibida no Brasil pelo SBT em 1998, e soma algumas polêmicas na carreira — que agora ganhou mais um capítulo.
*Com informações de Mariana Valbão, da CNN