Após passar 42 anos foragido, o homem condenado pela morte de 19 pessoas durante o Carnaval de 1984 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, foi preso na última sexta-feira (26) em Cuiabá, em Mato Grosso.
O episódio, conhecido como Tragédia do Baldo, foi considerado como um dos mais trágicos da história da cidade. Na ocasião, Aluísio Farias Batista dirigia o ônibus que atropelou os foliões que participavam do bloco Puxa-Sacos, em Natal, no Rio Grande do Norte.
Batista, hoje com 68 anos, foi localizado na última sexta por agentes da Gerência Estadual de Polinter em uma residência no bairro Jardim Presidente I, onde, segundo a polícia, vivia discretamente e já havia, inclusive, constituído uma nova família.
Os policiais identificaram ainda que o homem usava documentos falsos em nome de uma pessoa já falecida.
Segundo a Polícia Civil de Mato Grosso, o acusado foi localizado após semanas de levantamentos, análises em sistema de reconhecimento facial e diligências realizadas pelo setor operacional da corporação, que encontraram uma pessoa com características semelhantes com as de Aluísio.
Após ter o mandado de prisão cumprido, Aluísio foi encaminhado à delegacia e colocado à disposição da Justiça.
Tragédia do Baldo
Conhecido como a Tragédia do Baldo, o episódio ficou marcado pelo acidente que provocou a morte de 19 pessoas e deixou dezenas de feridos em 1984.
Segundo a polícia, o neto do então senador Dinarte Mariz e cinco sargentos da Polícia Militar estiveram entre as vítimas que morreram na tragédia. À época do caso, o Governo do Estado chegou a decretar luto oficial de três dias.
Em depoimento, Aluísio afirmou que havia uma grande movimentação de Carnaval no bairro Alecrim e que diversos ônibus estavam à disposição dos foliões. De acordo com a polícia, ele alegou que já havia encerrado sua jornada de trabalho quando pediram para que ele foi solicitado por um superior para substituir outro condutor que não poderia realizar uma viagem.
Ainda conforme relato, Batista disse que ao chegar em Baldo “enfrentou uma descida com pouca iluminação e conduzia um ônibus lotado de integrantes de outra escola de samba”.
Segundo ele, em determinado momento da rota, precisou desviar de um veículo que estava à sua frente e, ao tentar retornar para a faixa onde estava inicialmente, encontrou outra escola de samba caminhando na via, quando acabou atingindo os foliões.
À polícia, o homem relatou que após ser exibido em um programa televisivo, deixou o Rio Grande do Norte e passou a viver em Cuiabá, onde permaneceu foragido por vários anos.