Um torcedor da Noruega na Copa do Mundo acabou virando personagem da partida ao se recusar, de forma obstinada, a participar do gesto viral de “remada” inspirado nos vikings. Em um protesto solitário, ele classificou a coreografia como uma “ideia estúpida”.
Enquanto Erling Haaland e companhia garantiam a classificação norueguesa ao mata-mata com a vitória por 3 a 2 sobre Senegal, na segunda-feira (22), o torcedor Emil Anners Lappen permaneceu completamente imóvel enquanto os demais ao redor simulavam remadas nas arquibancadas.
A cena chamou atenção da transmissão de TV, que flagrou Lappen parado em meio a um mar de camisas vermelhas. “Tem alguém que não quer fazer parte da brincadeira”, disse o narrador da emissora norueguesa NRK quando a câmera deu zoom no torcedor.
Em entrevista ao jornal “Verdens Gang”, Lappen explicou a resistência ao gesto. “Eu acho que essa remada foi uma ideia estúpida desde o começo. Nunca gostei disso”, afirmou o norueguês, que já transformou a recusa em uma espécie de marca registrada pessoal.
Torcedor da Noruega critica “remada viking” na Copa
Segundo ele, a atitude de ficar sentado já repercutiu bastante. “Isso (ficar sentado) já foi noticiado algumas vezes, com certeza! Eu fico demonstrativamente parado quando as pessoas começam a remar”, disse o torcedor, reforçando que faz questão de marcar posição no estádio.
A “remada” ganhou tanta força entre os noruegueses que, após o apito final contra Senegal, o capitão Martin Odegaard liderou jogadores, comissão técnica e torcida em uma celebração sincronizada, transformando o gesto em um símbolo da campanha da seleção no torneio.
Lappen, porém, disse ver o movimento com reservas por lembrar demais os torcedores da Islândia e o famoso “thunderclap” exibido em torneios anteriores. Além disso, ele argumenta que a encenação nem seria historicamente fiel à tradição viking.
Na visão do torcedor, os dracares vikings eram movidos, na maior parte do tempo, por velas, e não por remos. Por isso, ele garante que seguirá firme em sua posição. “Tenho que sustentar isso (minha opinião), e também não haverá remada no futuro”, declarou ao VG.
Noruega encara a França após episódio com torcedor
Lappen ainda brincou com a própria fama ao explicar por que não pretende mudar de ideia agora. “Isso apareceria rapidamente na TV se eu começasse a remar de repente agora. Depois que você começa, tem que ir até o fim, eu acho”, afirmou.
A Noruega volta a campo na sexta-feira (26), em Boston, para encerrar sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo contra a França.