Mutação rara muda a pelagem de macaco-prego no Ceará

Um filhote de macaco-prego com coloração incomum foi registrado por pesquisadores no Parque Nacional de Ubajara, no Ceará. O animal apresenta leucismo, uma condição genética rara que provoca a perda parcial ou total de pigmentação na pelagem, mas preserva a cor normal dos olhos.

O indivíduo, um filhote macho de aproximadamente três meses, foi observado com extremidades esbranquiçadas — padrão atípico para a espécie Sapajus libidinosus, normalmente caracterizada por tons escuros nos braços, pernas e cauda. A pigmentação dos olhos, mãos e pés permaneceu normal, o que descarta albinismo.

A pesquisa foi realizada pelos pesquisadores brasileiros Tiago Falótico e Tatiane Valença. O artigo First observation of a leucistic bearded capuchin monkey (Sapajus libidinosus) foi publicado na revista Primates.

Segundo os pesquisadores, o animal aparentava bom estado de saúde e comportamento típico. O filhote foi visto interagindo normalmente com o grupo e sendo carregado por uma fêmea adulta, possivelmente a mãe. Não houve registro de rejeição ou agressividade por parte dos outros membros.

A análise dos dados também identificou um segundo caso discreto de alteração de pigmentação em um macho adulto de grupo vizinho. Os autores do estudo apontam que a condição provavelmente está associada a uma mutação genética rara ou à expressão de um gene recessivo.

Veja animais com características raras na natureza

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *