Análise: Recorde na Bolsa é sustentado pelo investidor estrangeiro

O mercado financeiro brasileiro registrou um dia de recordes na última sexta-feira (20), com o Ibovespa ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 190 mil pontos. Com alta de 1,06%, o índice fechou em novo patamar histórico, enquanto o dólar recuou 0,99%, cotado a R$ 5,17.

Segundo a análise de Lucinda Pinto, durante o CNN Prime Time, o movimento de alta está sendo sustentado principalmente pelo investidor estrangeiro. “Ainda não há captação pelos fundos de ações no Brasil”, explicou a analista.

Para ela, há mais espaço para o crescimento do índice, destacando que se houver motivos para o investidor brasileiro trocar a renda fixa pela bolsa, o mercado poderá ver movimentos ainda mais expressivos.

Lucinda detalha que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que derrubou tarifas impostas anteriormente a produtos importados, também influenciou o desempenho positivo do mercado brasileiro.

Empresas exportadoras brasileiras foram as principais beneficiadas por essa medida, com destaque para WEG, que subiu 1,21%.

Na semana, mesmo com apenas dois pregões e meio devido ao feriado de Carnaval, a bolsa acumulou alta de 2,18%, enquanto o dólar registrou queda de 1,03%.

Possível alívio da inflação americana

A decisão da Suprema Corte americana trouxe um duplo efeito positivo para o mercado global. Além de beneficiar diretamente empresas exportadoras, a medida tende a aliviar a inflação nos Estados Unidos ao reduzir o preço de produtos importados, especialmente alimentos.

“Isso pode abrir caminho para novos cortes nas taxas de juros americanas”, explica Lucinda.

Outro ponto destacado foi o enfraquecimento do dólar frente a outras moedas, movimento que beneficiou o real brasileiro. Em contrapartida, o ouro subiu, o que demonstra, segundo a analista, “a cautela do investidor global diante das incertezas econômicas”.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *