Rússia e EUA não discutirão embargo petrolífero a Cuba, diz Kremlin

A Rússia e os Estados Unidos não estão discutindo o embargo petrolífero de Washington a Cuba, um aliado próximo de Moscou, de acordo com a agência de notícias estatal russa TASS. Repórteres perguntaram ao porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se Cuba estava sendo discutida durante as negociações mediadas pelos EUA hoje em Genebra entre a Rússia e a Ucrânia.

À medida que os EUA tentam impedir Havana de receber entregas de petróleo de seus vizinhos regionais, a escassez de combustível de longa data em Cuba piorou, exacerbando a turbulência econômica que assola seus cidadãos.

Durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, o presidente russo, Vladimir Putin, considerou as medidas dos EUA inaceitáveis, de acordo com a agência de notícias estatal russa RIA Novosti. Peskov disse que Moscou ajudará Cuba e continuará a se opor a qualquer bloqueio naval ao país.

“Naturalmente, nestes tempos difíceis, prestamos a assistência adequada aos nossos amigos”, disse o porta-voz do Kremlin.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que também recebia seu homólogo cubano, defendeu a relação bilateral.

“Rejeitamos categoricamente as acusações infundadas dirigidas contra a Rússia e Cuba e contra nossa cooperação, como supostamente criando uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos ou de qualquer outra pessoa”, disse ele.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *