A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) divulgou na tarde desta quarta-feira (18) a ordem de leitura das notas e o quesito de desempate para definir a campeã do Carnaval 2026.
Comissão de frente e bateria serão as duas primeiras avaliações a serem lidas. Neste ano, samba-enredo foi sorteado como critério de desempate e pode ser decisivo na definição final da escola campeã.
Assim como nos anos anteriores, durante a divulgação das notas a Liesa somará as notas descartadas para critério de desempate e depois usará samba-enredo como parâmetro final.
A apuração do Grupo Especial ocorrerá nesta quarta-feira, a partir das 16h (Horário de Brasília), na Cidade do Samba, localizada na Zona Portuária do Rio. As agremiações vencedoras retornarão no sábado (21), ao Sambódromo Marquês de Sapucaí para o Desfile das Campeãs.
Confira a ordem completa de leitura das notas do Carnaval do RJ
- Comissão de frente
- Bateria
- Mestre-sala e Porta-bandeira
- Alegorias e Adereços
- Harmonia
- Fantasias
- Enredo
- Evolução
- Samba-enredo
Se necessário, a ordem dos quesitos para o desempate será feita na direção contrária. Começando por Samba-enredo e seguindo para Evolução; Enredo; Fantasias; Harmonia; Alegorias e adereços; Mestre-sala e porta-bandeira; Bateria e, por fim, Comissão de frente.