Ano Novo Chinês começa na China com o ano do cavalo de fogo; entenda

Chineses comemoram nesta terça-feira (17) a chegada do Ano Novo Chinês, que marca o ano do cavalo de fogo.

Incrivelmente complexo, o calendário do zodíaco chinês é melhor descrito como um ciclo de 12 anos representado por 12 animais, nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

Seu signo do zodíaco chinês é determinado pelo seu ano de nascimento, o que significa que 2026 trará muitos bebês do signo do Cavalo. Crianças nascidas no último ano do calendário lunar foram do signo da Serpente, enquanto aquelas nascidas no Ano Novo Lunar de 2027 ou depois serão do signo da Cabra, e assim por diante.

Na cultura chinesa, o cavalo personifica vigor, força e resiliência, simbolizando progresso constante e prosperidade duradoura, disse o presidente chinês Xi Jinping.

Para muitas pessoas, o ano do cavalo simboliza a hora de tirar projetos do papel e explorar novos caminhos, com autonomia, criatividade e coragem.

Já outros acreditam que o Ano Novo Lunar é um momento ideal para visitar um templo e receber bênçãos, de acordo com o que os astros indicam sobre seu signo para os próximos meses.

Tradição de se vestir de vermelho

Para comemorar o Ano Novo Chinês, é comum se vestir de vermelho. Essa tradição tem origem no mito de Nian, uma história folclórica.

Segundo a lenda, toda véspera do Ano Novo Lunar, uma feroz besta subaquática com dentes afiados e chifres rastejava para a terra e atacava uma aldeia próxima.

Em uma dessas ocasiões, enquanto os aldeões corriam para se esconder, um velho misterioso apareceu e insistiu em ficar por perto, apesar dos avisos de uma desgraça iminente.

Para surpresa dos aldeões, o velho e a aldeia saíram ilesos.

O homem alegou ter espantado Nian pendurando bandeiras vermelhas na porta, soltando fogos de artifício e vestindo roupas vermelhas.

É por isso que usar a cor vermelha vibrante, juntamente com pendurar bandeiras e soltar fogos de artifício, são tradições do Ano Novo Lunar, todas ainda seguidas hoje em dia.

Como muitos feriados importantes na China, o Ano Novo Lunar pode dar muito trabalho. As festividades costumam durar 15 dias — às vezes até mais — com diferentes tarefas e atividades acontecendo ao longo desse período.

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *