Carnaval 2026: que horas começa a apuração do Grupo Especial de SP?

A apuração dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo acontece nesta terça-feira (17) no Sambódromo do Anhembi. No total, 14 escolas de samba competem pelo título de campeã.

O julgamento tem início às 16h, e o público pode acompanhar a apuração na TV Globo.

Os quesitos avaliados são bateria; harmonia; evolução; samba enredo; mestre-sala e porta-bandeira; comissão de frente; alegoria; enredo; e fantasia. A escola que tiver a maior pontuação será a grande campeã do Carnaval de São Paulo 2026, enquanto as duas agremiações com os piores desempenhos serão rebaixadas para o Grupo de Acesso I em 2027.

Como foram os desfiles do Grupo Especial em São Paulo

As escolas de samba passaram pela avenida do Anhembi na sexta-feira e no sábado. O primeiro dia foi marcado por uma sequência de atrasos, o desmaio de um integrante da comissão de frente da Rosas de Ouro e uma briga que tirou uma modelo do desfile da Mocidade Unida da Mooca.

Logo no primeiro desfile, a Mocidade Unida da Mooca provocou um leve atraso no cronograma dos desfiles por conta da água que jorrou de uma de suas alegoria em forma de chuva. Além disso, a Mulher Pera brigou com a diretoria da escola após chegar à concentração usando uma fantasia diferente da que ela deveria estar vestindo. A agremiação até chegou a oferecer um outro posto para que ela cruzasse o Anhembi, mas a modelo se recusou a desfilar em uma posição de menor destaque e usou suas redes sociais para reclamar do caso.

Antes da Rosas de Ouro entrar na avenida, um dos integrantes de sua comissão de frente desmaiou e não pôde participar do cortejo. Como ele representava um dos elementos do zodíaco, que é o enredo da Rosas de Ouro para este ano, a escola deve ser despontuada em dois quesitos (comissão de frente e enredo) nas quatro cabines.

O segundo dia de desfiles teve buracos nos cortejos e enredos afro apresentados pelo Império de Casa Verde, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco.

A Águia de Ouro homenageou a cidade de Amsterdã, capital dos Países Baixos. Entretanto, o cortejo da agremiação apresentou graves problemas de evolução, com alguns buracos abertos ao longo do cortejo, que podem causar descontos graves no quesito.

Favorita ao título, a Mocidade Alegre homenageou a atriz Léa Garcia, que morreu em 2023, aos 90 anos. O grande destaque foi o carro alegórico de Iemanjá, que tinha 13 metros de altura e utilizou 10 mil litros de água. A escola confirmou seu favoritismo e se credenciou à briga pelo caneco, mas também enfrentou problemas de evolução e abriu buracos ao longo do desfile.

Carnaval 2026: conheça as rainhas de bateria do Grupo Especial de SP

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *