A única marca brasileira com apresentação confirmada na New York Fashion Week desfilou nesta sexta-feira (13). Criada pela mineira Patricia Bonaldi, a PatBO usou como tema o estilo “Brazilian Bohemian”.
Se diferenciando das outras estéticas boho, criadas na Europa e nos Estados Unidos, a versão brasileira não se estabeleceu como um movimento formal. Nos anos 1970, o estilo se estabeleceu imersivamente, abrangendo não só a moda, como a música, a arte e o cotidiano dos artistas.
Tendo como inspiração figuras emblemáticas como Rita Lee, Gal Costa e Maria Bethânia, a coleção transportou o público diretamente para quase 60 anos atrás.
Pérolas, franjas e estampas florais destacaram e conectaram todas as peças. Para completar os looks, a estilista optou por acessórios maximalistas, incluindo brincos de argola e colares longos, e tamancas que estenderam a estética dos tecidos.
Diferentemente de outros desfiles, a PatBO não optou por incluir casacos ou calças nas novas peças. Vestidos curtos, longos e saias foram o foco dos designers. Para se adequar a brisa do outono, em algumas roupas, mangas longas e bufantes foram adicionadas.
A Semana de Moda de Nova York começou na quarta-feira (11) e será finalizada na noite de segunda-feira (16).
*Sob supervisão de Ana Beatriz Dias, da CNN Brasil