(UOL FOLHAPRESS) — A maioria dos campeonatos estaduais pelo país entrou na reta decisiva, com vagas em mata mata, semifinais e disputas contra o rebaixamento em jogo. Veja como está a situação dos principais torneios.
Paulista
O Campeonato Paulista chega à última rodada da primeira fase com o Novorizontino na liderança, somando 16 pontos após sete jogos. Palmeiras, Bragantino e Portuguesa já garantiram vaga nas quartas de final. Nesta segunda-feira (9), Corinthians, Guarani, Botafogo-SP e São Paulo também confirmariam classificação. O Tricolor, inclusive, afastou o risco de queda ao vencer no fim de semana e entrar no G8.
Quem ainda corre risco é o Santos. Em décimo lugar, o Peixe precisa vencer o Velo Clube e torcer por tropeços de ao menos dois rivais diretos. O Mirassol também ficaria fora do mata mata se a fase terminasse agora. Na parte de baixo, a Ponte Preta já está rebaixada, enquanto Velo Clube, Noroeste e Primavera ainda brigam para escapar.
Carioca
A primeira fase terminou no domingo (8), com o Fluminense conquistando a Taça Guanabara ao somar 15 pontos. Além do Flu, Flamengo, Vasco, Botafogo, Volta Redonda, Bangu, Madureira e Boavista avançaram às quartas. Flamengo e Vasco chegaram ameaçados de disputar o quadrangular contra a queda, mas o Fla goleou o Sampaio Corrêa-RJ e ambos se classificaram.
As quartas de final terão Botafogo x Flamengo, Fluminense x Bangu, Vasco x Volta Redonda e Madureira x Boavista. Ainda não há rebaixados. Portuguesa-RJ, Maricá, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa-RJ disputam o quadrangular da permanência.
Mineiro
A última rodada da primeira fase será no próximo fim de semana. Cruzeiro, América-MG, URT e North estão, por ora, classificados às semifinais. O Atlético-MG vive situação delicada: é vice líder do grupo, atrás da URT, e também perde nos critérios entre os segundos colocados. Para avançar sem depender de desempate, o Galo precisa vencer o Itabirito fora de casa e torcer por tropeços de North e Tombense.
Ainda não há rebaixados. Athletic Club e Betim aparecem nas últimas posições, mas Democrata GV, Itabirito e Uberlândia seguem ameaçados.
Gaúcho
As quartas de final já estão em andamento. Internacional, Grêmio e Ypiranga avançaram às semifinais após vencerem seus confrontos. Juventude e São José definem nesta segunda-feira (9) a última vaga.
O rebaixamento será decidido em um quadrangular entre Inter de Santa Maria, Monsoon, Avenida e Guarany de Bagé. Os dois piores após seis rodadas caem.
Baiano
O Estadual está na sétima rodada da primeira fase. O Bahia lidera com folga, com 19 pontos, seguido por Jequié, Vitória e Porto-BA. Os quatro primeiros avançam às semifinais.
Na parte de baixo, Atlético-BA vive situação crítica com apenas dois pontos. Bahia de Feira, com seis, também aparece na zona de rebaixamento.
Paranaense
As semifinais já estão definidas. Athletico enfrenta o Londrina, enquanto Coritiba duela com o Operário-PR, em jogos de ida e volta.
O Galo Maringá já está rebaixado. A segunda queda será definida no confronto entre FC Cascavel e Andraus, com vantagem do Cascavel após vitória fora de casa no jogo de ida.
Pernambucano
As semifinais serão disputadas entre Náutico x Santa Cruz e Sport x Retrô, em confrontos de ida e volta. O Jaguar foi o rebaixado da primeira fase, após somar apenas três pontos.
Catarinense
Chapecoense x Brusque e Camboriú x Barra disputam as semifinais, também em ida e volta. Avaí e Criciúma ficaram pelo caminho nas quartas.
O quadrangular contra a queda reúne Figueirense, Joinville, Marcílio Dias e Carlos Renaux. Três clubes serão rebaixados após seis rodadas.
Cearense
As semifinais já estão definidas, com Fortaleza x Ferroviário e Ceará x Floresta. Quatro equipes disputam o quadrangular do rebaixamento: Maranguape, Quixadá, Tirol e Maracanã. No momento, Tirol e Maracanã aparecem nas últimas posições.
Goiano
As quartas de final começam nesta semana, com Goiás x CRAC, Vila Nova x Anápolis, Atlético-GO x Abecat e Jataiense x Anapolina, todos em ida e volta.
O Inhumas já está rebaixado, enquanto a segunda vaga será decidida em um playoff entre Aparecidense e Centro Oeste.

A última semana foi marcada por um desgaste na relação com a CBF fora de campo. Os “parças” de Neymar reagiram ao fato de a entidade não mencionar o aniversário do camisa 10 santista nas redes sociais oficiais
Folhapress | 10:00 – 09/02/2026