O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, descreveu a primeira rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos como um “bom começo”, mas ressaltou a necessidade de lidar com a desconfiança de longa data em relação às intenções e objetivos do lado americano.
Araghchi fez as declarações durante ligações telefônicas separadas nesta segunda-feira (9) com seus colegas regionais da Turquia, Egito e Arábia Saudita, enquanto os informava sobre as conversas realizadas na sexta-feira (6) na capital de Omã, Mascate, informou o Ministério das Relações Exteriores do Irã em comunicado.
Enquanto isso, Ali Larijani, secretário do SNSC (Conselho Supremo de Segurança Nacional) do Irã, viajará a Mascate nesta terça-feira para uma série de reuniões de alto nível com autoridades omanenses, no esforço de abrir caminho para uma nova rodada de negociações nucleares indiretas entre Teerã e Washington.
Segundo a agência de notícias semioficial Fars News Agency, Larijani liderará uma delegação a Mascate, onde está programado para se reunir com o governante de Omã, Haitham bin Tariq al-Said, e com o ministro das Relações Exteriores do país.
O engajamento diplomático ocorre em meio a um aumento das tensões regionais, incluindo um significativo reforço militar dos EUA na região, o que alimentou especulações sobre a possibilidade de novos ataques americanos ao Irã.