Em nova reunião com EUA, Rússia e Ucrânia concordam em trocar prisioneiros

Delegações dos Estados Unidos, da Ucrânia e da Rússia concordaram em trocar 314 prisioneiros, disse Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados, Donald Trump, em uma publicação na rede social X nesta quinta-feira (5).

“As discussões continuarão, e espera-se que haja mais avanços nas próximas semanas”, afirmou ele. “Este resultado foi alcançado por meio de negociações de paz detalhadas e produtivas. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, passos como este demonstram que o engajamento diplomático contínuo está produzindo resultados tangíveis e avançando os esforços para acabar com a guerra na Ucrânia.”

O segundo dia de negociações entre os três países, com o objetivo de pôr fim à guerra de Moscou na Ucrânia, começou nesta quinta-fira (5), afirmou o negociador-chefe de Kiev.

“Estamos trabalhando nos mesmos formatos de ontem: consultas trilaterais, trabalho em grupo e maior sincronização de posições”, escreveu Rustem Umerov no aplicativo de mensagens Telegram. “Os resultados serão anunciados posteriormente”, continuou ele.

Umerov havia classificado o primeiro dia das novas negociações mediadas pelos EUA em Abu Dhabi como “produtivo” na quarta-feira (4), mesmo com os combates no conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial ainda em curso.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, havia dito que a Ucrânia esperava que as negociações levassem a uma nova troca de prisioneiros.

Witkoff acrescentou no X que as discussões continuariam, com a expectativa de avanços adicionais nas próximas semanas.


FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *