Delegações dos Estados Unidos, da Ucrânia e da Rússia concordaram em trocar 314 prisioneiros, disse Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados, Donald Trump, em uma publicação na rede social X nesta quinta-feira (5).
“As discussões continuarão, e espera-se que haja mais avanços nas próximas semanas”, afirmou ele. “Este resultado foi alcançado por meio de negociações de paz detalhadas e produtivas. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, passos como este demonstram que o engajamento diplomático contínuo está produzindo resultados tangíveis e avançando os esforços para acabar com a guerra na Ucrânia.”
Today, delegations from the United States, Ukraine, and Russia agreed to exchange 314 prisoners—the first such exchange in five months.
This outcome was achieved from peace talks that have been detailed and productive. While significant work remains, steps like this demonstrate…
— Special Envoy Steve Witkoff (@SEPeaceMissions) February 5, 2026
O segundo dia de negociações entre os três países, com o objetivo de pôr fim à guerra de Moscou na Ucrânia, começou nesta quinta-fira (5), afirmou o negociador-chefe de Kiev.
“Estamos trabalhando nos mesmos formatos de ontem: consultas trilaterais, trabalho em grupo e maior sincronização de posições”, escreveu Rustem Umerov no aplicativo de mensagens Telegram. “Os resultados serão anunciados posteriormente”, continuou ele.
Umerov havia classificado o primeiro dia das novas negociações mediadas pelos EUA em Abu Dhabi como “produtivo” na quarta-feira (4), mesmo com os combates no conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial ainda em curso.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, havia dito que a Ucrânia esperava que as negociações levassem a uma nova troca de prisioneiros.
Witkoff acrescentou no X que as discussões continuariam, com a expectativa de avanços adicionais nas próximas semanas.