O COI está considerando a possibilidade de introduzir esportes tradicionais de verão nos Jogos Olímpicos de Inverno para aumentar a popularidade e gerar receita.
Tanto a Olimpíada de Inverno dos Alpes Franceses de 2030 quanto a Olimpíada de Inverno de Salt Lake City de 2034 estão programados para fevereiro.
“Estamos revendo o tamanho dos Jogos, a variedade de esportes, as opções para novas adições. Também estamos analisando a possibilidade de intercâmbio entre esportes de verão e de inverno”, disse Karl Stoss, chefe do Grupo de Trabalho do Programa Olímpico do COI, a jornalistas nesta quarta-feira (4).
As modalidades de corrida e ciclismo são frequentemente mencionadas como prováveis candidatas. Algumas federações de esportes de inverno, no entanto, mostram-se cautelosas quanto a essa mudança, pois ela afetaria seu mercado tradicional.
“Acredito sinceramente que, considerando as mudanças climáticas, incluir modalidades de inverno como o ciclocross nos Jogos pode ser uma grande vantagem”, disse David Lappartient, presidente da União Ciclística Internacional (UCI), a jornalistas.
Ele afirmou que os principais ciclistas poderiam participar, enquanto o ciclocross, uma corrida de ciclismo com subidas íngremes, trilhas lamacentas e obstáculos, já atrai um grande público.
“Assim, podemos potencialmente expandir o escopo para abordar também as mudanças climáticas, talvez para trazer mais universalidade, para trazer também as estrelas”, disse Lappartient.