A próxima rodada de negociações trilaterais entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos, com o objetivo de encerrar a guerra na Ucrânia, acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Abu Dhabi, afirmou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
A segunda rodada de conversas estava inicialmente prevista, de forma provisória, para ocorrer no domingo, embora Zelensky tenha alertado na sexta-feira que poderia ser adiada devido ao agravamento da situação entre os Estados Unidos e o Irã.
“As datas das próximas reuniões trilaterais foram definidas — 4 e 5 de fevereiro, em Abu Dhabi”, escreveu o líder ucraniano no X, afirmando que sua equipe de negociação havia acabado de apresentar o relatório.
“A Ucrânia está pronta para uma discussão substantiva e estamos interessados em garantir que o resultado nos aproxime de um fim real e digno para a guerra.”
A primeira rodada dessas negociações ocorreu no fim de semana passado na capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e foi considerada “construtiva” por todas as partes envolvidas.