Com a proximidade das eleições de 2026, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reforça a sua campanha por voluntários para mesários. Nas eleições municipais de 2024 foram convocados 1.890.826 mesários, segundo dados do cadastro eleitoral. Veja abaixo como se voluntariar e as funções e direitos do mesário.
Os mesários são os responsáveis pela conferência do documento dos eleitores, controle do registro de votação e habilitação da urna eletrônica. Qualquer eleitor maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se voluntariar para trabalhar como mesário. Vale ressaltar que o trabalho como mesário é voluntário, ou seja, não é remunerado.
O TSE realiza um treinamento especial para os convocados para o cargo de mesário. O órgão reforça que todos os convocados devem realizar o treinamento, mesmo aqueles que já atuaram em eleições anteriores.
Como se voluntariar para mesário
Os interessados em se voluntariar para mesários podem se inscrever pelo aplicativo e-Título, pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da unidade federativa do eleitor ou diretamente nos cartórios eleitorais. As inscrições estão abertas desde o início do ano.
Após realizar a inscrição, a ficha será analisada pelo cartório para verificar se existe vaga na seção eleitoral da pessoa ou em um local de votação próximo. Tendo vaga e não existindo impedimento, a pessoa poderá ser convocada.
Quem não pode ser mesário
A função de mesário não pode ser exercida por parte dos candidatos e seus parentes até o segundo grau, ainda que por afinidade, e os integrantes da direção de partidos políticos.
Também não podem ser mesários menores de 18 anos, policiais, autoridades públicas, servidores da Justiça Eleitoral e funcionários que desempenhem cargos de confiança no Poder Executivo.
Direitos e benefícios dos mesários
De acordo com o TSE, o mesário possui direitos e benefícios pelo trabalho nas eleições. A cada dia trabalhado como mesário ou participando de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral, o trabalhador tem direito a dois dias de folga da sua atividade profissional.
O mesário recebe um certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral, que pode ser utilizado, por exemplo, como atividades complementares necessárias para a formatura em determinados cursos universitários.
Os interessados em prestar concurso público também podem ser beneficiados. A lei garante ao mesário o desempate a seu favor, caso isso esteja incluído no edital do concurso. Nos dias de trabalho para a Justiça Eleitoral, o mesário recebe auxílio para a alimentação.