O que é um ciclone-bomba, tempestade que está se formando nos EUA

Um ciclone-bomba é uma tempestade que se intensifica rapidamente e passa por uma queda significativa de pressão — uma das medidas da força de um sistema — em um curto período. Esses sistemas costumam provocar ventos fortes, neve intensa e chuva, e o que está se formando neste momento ao largo da costa do Sudeste dos Estados Unidos não é diferente.

Para que uma tempestade seja classificada como ciclone-bomba, a pressão precisa cair pelo menos 24 milibares (uma unidade de pressão) em 24 horas ou menos. Tecnicamente, a queda exata necessária varia ligeiramente de acordo com a latitude do sistema, mas 24 milibares em 24 horas é o limite aceito.

A previsão indica que a pressão dessa tempestade deve cair cerca de 30 milibares ou mais em um período de 24 horas, da manhã de sábado até a manhã de domingo.

Os ciclones-bomba geralmente se formam sobre os oceanos, onde o ar muito frio vindo do continente se choca com o ar mais quente sobre a água, mas ocasionalmente também podem se desenvolver sobre a terra. Eles são mais comuns no fim do outono, no inverno e no início da primavera.

EUA sofrem com tempestade pelo 2º fim de semana seguido

O sistema já levou neve a partes dos Estados Unidos enquanto se intensificava, nas primeiras horas deste sábado, e deverá evoluir para um poderoso ciclone-bomba até o fim do dia.

Os estados de Geórgia, Virgínia, Carolina do Norte e Carolina do Sul, que estão no caminho da tempestade, emitiram decretos de emergência ou reforçaram as ordens emitidas anteriormente, durante a tempestade de megatempestade de inverno que atingiu os EUA na semana passada.

Pelo segundo fim de semana consecutivo, uma tempestade causa interrupções no transporte aéreo do país. Pouco mais de 1.500 voos foram cancelados neste sábado, de acordo com o FlightAware. Na última megatempestade, mais de 20.000 voos foram cancelados ao longo de vários dias.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *