As cabeças de chave de número 4, a belga Elise Mertens e a chinesa Zhang Shuai, venceram a cazaque Anna Danilina e a sérvia Aleksandra Krunic por 2 sets a 0 (7-6(4) e 6-4) para conquistar o título de duplas femininas do Australian Open, neste sábado (31), o primeiro troféu de Grand Slam que a experiente parceria conquistou junta.
A vitória representou o sexto título de Grand Slam para Mertens, enquanto Zhang conquistou o terceiro Major na carreira, mas elas quase não chegaram à final, tendo sido obrigadas a salvar três match points na segunda rodada contra as adolescentes Iva Jovic, dos Estados Unidos, e Victoria Mboko, do Canadá.
Elas se viram perdendo por 4 a 1 logo no início contra as cabeças de chave de número 7, mas reagiram e até assumiram a liderança antes de serem forçados a um tie-break, onde dominaram e fecharam o primeiro set em 55 minutos.
Mertens e Zhang levaram esse ímpeto para o segundo set, onde abriram uma vantagem de 5 a 0 antes de Danilina e Krunic conseguirem pontuar. Apesar de terem reagido e salvado dois match points enquanto Krunic brilhava na Rod Laver Arena, a belga e a chinesa garantiram a vitória no saque de Mertens.