Um homem de 37 anos, identificado como Danilo da Silva Macedo, investigado pelo crime de stalking (perseguição pela internet) contra a atriz Daniele Suzuki, se apresentou nesta sexta-feira (30) à delegacia de Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo e foi preso.
Segundo a defesa, havia um pedido de prisão preventiva contra Danilo após o descumprimento de uma medida protetiva concedida em favor da atriz no fim do ano passado. A ordem judicial teria sido expedida depois que ele não cumpriu as determinações impostas pela Justiça.
Ainda de acordo com o advogado, antes de ter conhecimento do pedido de prisão, Danilo teria sido internado em uma clínica de recuperação, onde permaneceu sem acesso à internet.
Após a divulgação de que ele estava sendo procurado, a defesa afirma que orientou o investigado a se apresentar voluntariamente às autoridades.
O processo tramita em segredo de Justiça. A CNN Brasil solicitou mais informações sobre a prisão à Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
O crime de perseguição reiterada é definido por lei e tem mostrado um aumento significativo no país nos últimos anos. Foram registrados um caso de stalking a cada 6 minutos e 48 segundos em 2023.
O termo stalking é uma palavra em inglês usada para definir o ato de perseguir alguém e é tipificado como crime no Brasil desde março de 2021, por meio da Lei 14.132
A lei define o crime de perseguição como a conduta de “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.