Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisou a situação de Neymar na Seleção Brasileira e afirmou que o atacante precisa se impor dentro de campo, não fora dele.
O comentarista participou do programa CNN Esportes S/A deste domingo (1) e avaliou o momento do jogador às vésperas da Copa do Mundo.
Ao comentar episódios extracampo envolvendo Neymar, PVC foi direto ao abordar a postura do atleta.
Ele tem que falar com os pés, não é com a boca. É com os pés.
Para PVC, a prioridade da comissão técnica não deve ser a recuperação de Neymar, mas a construção de uma equipe competitiva.
“É muito bom que a seleção tem isso na cabeça hoje. A prioridade da seleção brasileira não é recuperar o Neymar. A prioridade da seleção brasileira é montar o time”, disse.
Cereja do bolo
O comentarista afirmou que, se for convocado, Neymar pode ter um papel específico e limitado.
O Neymar se for (para a Copa) vai ser a cereja do bolo. Eu acho que não vai. Mas se for, vai ser a cereja do bolo. Tipo: ‘Neymar vem aqui. A gente não montou o time suficientemente ainda, eu preciso de você para 15 minutos finais de prorrogação, beleza? Não vai ter privilégio, você é parte disso aqui, você pode ser a estrela da companhia, mas você vai jogar 15 minutos finais e prorrogação.’ O time é outro.
PVC destacou que não vê regularidade suficiente no desempenho recente do atacante para suportar uma Copa inteira.
“Eu não acredito muito no futebol do Neymar para regularidade de oito partidas. A Copa não tem sete jogos, ela tem oito”, analisou.
Convocaria?
Segundo ele, o jogador ainda pode ser decisivo em momentos pontuais, mas não o convocaria se estivesse na cadeira de Ancelotti.
O Neymar que jogou 2025, não. (…) Não acredito muito no Neymar para oito partidas, para 40 dias, mas ele pode ser importante.
O comentarista ressaltou que esta é a primeira vez desde 2010 que Neymar se aproxima de uma Copa sem presença garantida. Para PVC, o cenário exige mudança de comportamento e foco total no desempenho esportivo.
Durante o programa, o jornalista analisou a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, elogiou Carlo Ancelotti e definiu o técnico como um “camaleão tático”, destacando o que chamou de “trabalho invisível” do treinador.
PVC também projetou possíveis escalações e comparou ideias do italiano ao modelo campeão de 1994. Ao comentar sobre o torneio, ele apontou seleções favoritas ao título mundial e disse não enxergar Portugal como campeã.
O comentarista ainda defendeu maior controle da CBF ou da liga para evitar a “espanholização” do futebol brasileiro, ressaltando a importância da alternância de forças. PVC também avaliou os prós e contras das SAFs e afirmou que o futebol brasileiro tem potencial de expansão, desde que haja trabalho e organização.
O CNN Esportes S/A vai ao ar neste domingo (1), às 21h15 (horário de Brasília), na CNN Brasil e no YouTube do CNN Esportes.
CNN Esportes S/A
Com PVC, comentarista esportivo, o CNN Esportes S/A chega à 125ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.