Influencer de 200 kg diz que academia recusou inscrição por conta de peso

O influenciador Júlio Otávio Miranda da Silva, que pesa cerca de 200 kg e é conhecido como Júlio Mamute, publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma que uma academia de Santo André, no ABC Paulista, teria impedido que ele se matriculasse em aulas de natação por conta de seu peso.

O homem ganhou visibilidade nas plataformas digitais ao registrar a trajetória que percorre na luta contra a obesidade. Júlio afirma que já perdeu 100 kg desde que começou o processo de emagrecimento e que nadar foi uma das principais atividades que fizeram com que ele perdesse peso.

A academia rejeitou minha inscrição por causa da minha obesidade. Um local que promove saúde merece julgar e escolher quem ‘tá’ tentando mudar de vida? Sem ‘mimimi’. Não esperniei, mas me incomodei. Não chorei, mas me senti de certa forma envergonhado.

Júlio Mamute, influenciador digital

A Academia Horizon se posicionou por meio de nota nas redes sociais. Em comunicado oficial, o local afirma que “um visitante participou de uma aula teste de natação e, durante a própria experiência, ficaram evidentes dificuldades que comprometeriam a segurança na atividade.

Além disso, o estabelecimento afirmou que a decisão de não registrar a matrícula não teve qualquer relação com preconceito, mas sim com “responsabilidade, cautela e cuidado com a saúde e segurança do próprio visitante”.

Veja post de influenciador:

Registro de B.O

A partir da negativa de inscrição, Júlio registrou um boletim de ocorrência sobre a situação. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o caso foi registrado como “como outros não criminal” no 4° Distrito Policial de Santo André.

Gordofobia ocorre em ambientes médicos, de trabalho e sociais, diz pesquisa

A pasta ainda informou que “a autoridade policial orientou a vítima a procurar a esfera cível para o acionamento da empresa e as devidas responsabilidades com base no direito do consumidor”.

Outras academias e apoio nas redes

Após a repercussão do caso, o influenciador recebeu um grande apoio nas redes sociais. Na publicação de desabafo, é possível ver outras academias e centros esportivos que fizeram convites para que Júlio conhecesse os locais.

Além disso, Carlos Secco, superintendente do COI (Centro de Operações Integradas) de Santo André, órgão da prefeitura, afirmou que influencer “sofreu uma grave discriminação”. 

Secco acompanhou Júlio na delegacia e disse para que o caso sirva como lição para todos os outros estabelecimentos comerciais. “Nenhum tipo de preconceito será tolerado em Santo André”, complementou.

Justiça tenta notificar MC Poze em ação por chamar mulher de “bolo fofo”

Veja nota da academia:

“A Academia Horizon, com 13 anos de atuação pautada no cuidado, na saúde e na segurança de seus alunos, vem a público esclarecer um episódio recente.

Um visitante participou de uma aula teste de natação e, durante a própria experiência, ficaram evidentes dificuldades que comprometeriam a segurança na atividade. Após a aula, houve diálogo transparente, no qual explicamos que, no momento, não seria possível dar continuidade à matrícula sem riscos à integridade física do participante, considerando as condições atuais da nossa estrutura.

Reforçamos de forma clara que a decisão não teve qualquer relação com preconceito, mas sim com responsabilidade, cautela e cuidado com a saúde e a segurança do próprio visitante.

Lamentamos sinceramente caso a situação tenha gerado desconforto ou sido interpretada de outra forma e pedimos desculpas por qualquer
mal-entendido.

Ao mesmo tempo, repudiamos veementemente ataques, ofensas e ameaças direcionadas à nossa equipe. Nenhum colaborador deve ser exposto a esse tipo de conduta, e medidas legais serão adotadas caso essas ações persistam.

Seguimos comprometidos com a melhoria contínua, sempre buscando evoluir para acolher mais pessoas, com respeito, responsabilidade e segurança.”

*Sob supervisão de Tonny Aranha

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *