O ministro Rui Costa (PT-BA) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já comunicou a escolha da ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, Miriam Belchior (PT), para a Casa Civil da Presidência da República.
A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (29) em entrevista à Rádio 95 FM de Jequié (BA).
“O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril. A prioridade do presidente é que [as indicações] sejam de quem já está na equipe, para não haver descontinuidade nas ações de governo”, disse Costa.
A secretária executiva do ministério da Casa Civil já tinha sido apontada por fontes do Palácio do Planalto como a provável sucessora de Costa.
A opção caseira não encontrou resistências no partido; foi considerada o caminho “natural” entre os governistas apesar das reclamações de uma ala do centrão.
Miriam Belchior faz parte do quadro histórico do PT e é ex-mulher do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002, além de ser uma veterana de administrações petistas: foi ministra do Planejamento, da Casa Civil, presidente da Caixa e coordenadora do PAC.
Petistas ouvidos pela CNN dizem que Belchior tem um perfil mais conciliador que o de Rui Costa, que colecionou atritos durante sua passagem pela pasta.
Saída de ministros de Lula
Cerca de 20 ministros devem deixar o governo até abril para disputar as eleições. Segundo apurou a CNN, a tendência, neste momento, é que os secretários-executivos sejam alçados a ministros com o objetivo de manter o andamento das pastas.
Parte do primeiro escalão de Lula já foi a público confirmar a decisão, enquanto outros nomes seguem em negociações nos bastidores.
Para os cargos de senador, deputado federal e governador, os ministros de Estado têm até seis meses antes do pleito para deixar os postos que ocupam atualmente, conforme determina a legislação eleitoral.
*Com informações de Pedro Venceslau e Jussara Soares, da CNN Brasil