A maioria dos países de língua portuguesa avalia que a imigração é positiva, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Barômetro da Lusofonia.
A percepção é 64% favorável para oito países lusos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Portuga lidera o grupo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais elevado com cerca de 0,89%, além de ter o maior PIB per capita (cerca de 29,3 mil dólares). O país também é a única nação desfavorável aos imigrantes (52%).
Em São Tomé e Príncipe o índice é ainda mais favorável, com 91% da população avaliando que a imigração para lá é positiva.
No Brasil, a percepção positiva é de 56%, enquanto a negativa é de 27%. A nação recebe migrantes da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe motivados principalmente por questões laborais e educacionais.
Foram realizadas mais de 5.688 entrevistas entre setembro, outubro e novembro de 2025; a margem de erro varia entre 2 e 5 percentuais de acordo com o país.
O público da pesquisa foi composto pela população com 18 anos ou mais, de ambos os sexos, residente nos países pesquisados.
*em atualização