Conheça o Gotham FC, rival do Corinthians na Copa das Campeãs da Fifa

A temporada do time feminino do Corinthians começa na manhã desta quarta-feira (28), em Londres, na Inglaterra. No Gtech Community Stadium, as Brabas enfrentarão o Gotham FC, dos Estados Unidos, na semifinal da Copa das Campeãs da Fifa, torneio similar ao Mundial de Clubes anual no futebol masculino.

Por conta disso, a CNN separou todas as informações que você precisa saber sobre o adversário do Timão no torneio intercontinental:

Com o nome de Sky Blue FC, a equipe foi fundada em 2007 e é sediada na região metropolitana de Nova York, disputando a NSWL, a principal liga do futebol feminino norte-americano e uma das mais fortes do mundo.

A partir de 2021, o clube mudou de nome e adotou o apelido histórico da cidade, em clara refêrencia aos quadrinhos do Batman, um dos maiores e mais famosos heróis do planeta.

Quando o nome foi alterado para Gotham FC, o clube justificou da seguinte maneira: “Estamos fazendo essa importante mudança devido ao nosso rápido crescimento e evolução. Nosso novo nome reflete nosso alcance regional em expansão e captura a determinação incansável, a energia ilimitada e a incrível diversidade das comunidades que representamos”.

Em campo, o Gotham City FC conquistou o título da NWSL em duas oportunidades, em 2023 e 2025, confirmando a grande força recente da equipe em território americano. Em 2009, a equipe também foi campeã da WPS,  antecessora da NWSL, ainda com o nome de Sky Blue FC.

O grande título da equipe, que deu vaga para a Copa das Campeãs, aconteceu em 2024, quando o venceu a Champions da Concacaf, contra o Tigres, do México.

Treinado por Juan Carlos Amorós, que tem grande sucesso dentro do futebol feminino na América do Norte, desde novemebro de 2022, o Gotham FC tem uma velha conhecida da Fiel Torcida: a atacante Gabi Portilho.

Pelo Corinthians, a jogadora disputou 162 jogos, anotou 29 gols, deu 49 assistências e conquistous impressionantes 15 títulos. Além da ex-Corinthians, outra brasileira que atua pelo Gotham é a lateral-direita Bruninha.

A artilheira Esther González, as meia-campistas Rose Lavelle e Jaelin Howell, a defensora Tierna Davidson e a goleira Ann-Katrin Berger são outros grandes destaques da equipe treinada por Amóros.

Copa das Campeãs

Quem vencer o duelo entre Corinthians x Gotham FC, garante vaga na grande decisão do torneio intercontinental. Do outro lado da seminfinal, o Arsenal enfrenta o ASFAR, do Marrocos.

A final está marcada para o próximo domingo (1º de fevereiro), às 15h (de Brasília), no Emirates Stadium.

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *