A Amazon está fechando as suas lojas de supermercado Amazon Fresh e Amazon Go, consolidando a estratégia física sob a marca Whole Foods.
A decisão foi anunciada nesta terça-feira (27) e totaliza cerca de 70 unidades nos Estados Unidos. A empresa afirmou que, embora tenha observado sinais positivos nas lojas, elas não criaram uma “experiência de cliente verdadeiramente diferenciada com o modelo econômico adequado para uma expansão em larga escala”.
Como resultado, algumas unidades serão convertidas em lojas Whole Foods Market, com a abertura de mais 100 unidades nos próximos anos. Isso inclui a expansão da nova marca derivada, e menor, chamada Whole Foods Market Daily Shop.
“Somos gratos aos nossos funcionários pelas inúmeras contribuições ao longo dos anos e estamos trabalhando sempre que possível para ajudá-los a encontrar oportunidades em outras áreas da Amazon, inclusive em nossa vasta rede de operações, durante essa transição”, declarou a empresa.
A Amazon afirmou estar “testando novas experiências em lojas físicas”, incluindo um conceito de loja dentro de loja em Illinois, que combina o Amazon Grocery e o Whole Foods Market. Em um subúrbio de Chicago, a empresa também está construindo um espaço de varejo de aproximadamente 21.300 metros quadrados que lembra um Walmart.
No entanto, o problema do modelo Fresh e do Go é que eles não ofereciam um motivo convincente para os clientes visitarem as lojas, de acordo com Neil Saunders, diretor administrativo da GlobalData.
Essa é a mais recente mudança na estratégia e nas opções de supermercado da Amazon, que têm apresentado diferentes graus de sucesso. A empresa fez parcerias com supermercados locais para entrega, mas esses itens levavam os clientes a lojas online diferentes, com processos de finalização de compra e taxas de entrega separadas, o que às vezes confundia os clientes.
A empresa também desenvolveu as próprias marcas privadas, como Amazon Grocery e Amazon Saver, para enfrentar a expansão de concorrentes de baixo custo como Aldi e Lidl, e recentemente lançou a entrega no mesmo dia de alimentos frescos em mais de 2.000 cidades.
Mas o fechamento das lojas Fresh e Go não significa que a Amazon esteja fracassando no setor de supermercados, argumentou Saunders, ressaltando que agora é um negócio de US$ 100 bilhões com mais de 150 milhões de clientes que “continua conquistando uma participação de mercado significativa no setor de supermercados”, mesmo contra a líder do setor Walmart.