À CNN, líder do governo diz que PT priorizará eleições legislativas

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira (27) que a prioridade do PT (Partido dos Trabalhadores), além da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é ocupar mais cadeiras no Congresso Nacional.

Segundo Guimarães, o partido quer mudar a “correlação de forças” no Legislativo neste ano.

“A prioridade é a eleição do Lula e dos parlamentares, Senado e Câmara. Nós temos que alterar essa correlação de forças. Você não tem como mudar o modelo. O chamado presidencialismo de coalizão exige base de governo sólida nas duas casas, e nós não temos”, declarou em entrevista à CNN Brasil.

Além de líder do governo na Câmara, Guimarães é vice-presidente nacional do PT. De acordo com ele, a opinião da direção nacional é de que existe a necessidade de ampliar tanto a bancada no Senado e na Câmara quanto a necessidade de aumentar o número de aliados.

Em 2025, o governo passou por uma série de derrotas no Congresso. Guimarães citou as derrotas em relação ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); a relatoria do PL (projeto de lei) Antifacção dada à direita; e a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem pela Câmara.

Na avaliação do deputado, um olhar particular para os estados pode ser decisivo. Em 2025, a sigla bateu o martelo ao decidir que a campanha eleitoral de 2026 terá a comparação entre as gestões de Lula e de Jair Bolsonaro (PL) como uma de suas estratégias.

A ideia é que os secretários de comunicação levantem dados locais referentes aos impactos das políticas de ambos os governos em cada estado para traçar um comparativo.

Segundo Guimarães, atualmente, o PT tem ao menos 20 candidatos ao Senado. Ele falou ainda que ele e a ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) também devem concorrer.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *