O ator Eric Dane, 53, cancelou sua participação no sábado (24) em um evento beneficente sobre ELA (esclerose lateral amiotrófica) horas antes do compromisso, devido às limitações físicas causadas pela doença com a qual foi diagnosticado em abril de 2025.
Eric Dane é conhecido por interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan na série “Grey’s Anatomy”, que já está na 22ª temporada. O ator também marcou presença como Capitão Tom Chandler em “The Last Ship” (“O Último Navio”) e como Cal Jacobs em “Euphoria”.
De acordo com a revista People, neste domingo, Dane estava programado para comparecer à Champions for Cures and Care Gala (gala campeões da cura e do cuidado), onde seria reconhecido como Defensor do Ano. O cancelamento ocorreu em cima da hora, conforme confirmado pela organização.
“Ele não estava bem o suficiente para comparecer, devido às realidades físicas da ELA”, afirmou a ALS Network em comunicado. A organização do evento ainda reforçou. “Permanecemos profundamente gratos por sua coragem, defesa e compromisso contínuo com a comunidade de ELA, e o honramos plenamente nesta noite com nosso respeito e apoio profundos.”
O ator Aaron Lazar, conhecido por seu trabalho na Broadway, televisão, cinema e shows, e que também foi diagnosticado com ELA, aceitou o prêmio em nome de Dane durante a cerimônia em Pasadena, Califórnia, nos Estados Unidos.
Mensagem pré-gravada
Apesar de não poder comparecer presencialmente, Dane enviou uma mensagem pré-gravada para aceitar a honraria.
“Este prêmio não é apenas para mim, é para minha linda família e pessoas queridas que estão lutando, e é para cada pessoa que enfrentou a ELA com coragem, para cada cuidador que dá seu coração, dia após dia, e para cada defensor que é uma voz pelo progresso”, disse o ator na gravação.
Diagnóstico e família
Dane revelou seu diagnóstico de ELA, condição neurológica degenerativa e incurável, à revista People em abril de 2025. Na época, pediu privacidade para sua família. Em junho, durante entrevista à jornalista Diane Sawyer no programa Good Morning America, o ator refletiu sobre a condição: “Acordo todos os dias e sou imediatamente lembrado de que isso está acontecendo. Não é um sonho.”
O ator é pai de duas filhas —Billie, 15, e Georgia, 14— com a atriz Rebecca Gayheart. Os dois se casaram em 2004 e, embora ela tenha entrado com pedido de divórcio em 2018, o casal cancelou a separação sete anos depois.
Em setembro, Rebecca concedeu entrevista à People e revelou como a família está lidando com o diagnóstico. “Estamos levando dia a dia. Temos alguns terapeutas profissionais nos ajudando, e estamos apenas tentando ter alguma esperança e fazer isso com dignidade, graça e amor.”