A turista gaúcha presa em flagrante por injúria racial em Salvador (BA) teve a liberdade provisória concedida nesta sexta-feira (23). A informação foi apurada pela CNN Brasil e consta no processo, que registra que a decisão foi tomada às 16h45.
Após deixar a prisão, Giselle Madrid Spencer Cezar trancou o perfil em uma rede social. Ainda não há informações sobre eventuais medidas cautelares impostas pela Justiça.
A mulher havia sido presa na quarta-feira (21) pela Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin), após cometer crime de injúria racial contra uma comerciante que trabalha no Pelourinho, no centro histórico e turístico da capital baiana.
Segundo a Polícia Civil da Bahia (PCBA), além de proferir ofensas de cunho racial, a turista também cuspiu na vítima. Ao ser conduzida à unidade policial, a investigada teria mantido comportamento discriminatório, chegando a exigir atendimento exclusivo de um delegado de pele branca, de acordo com a corporação.
Testemunhas e a vítima prestaram depoimento ainda na quarta-feira. Na quinta-feira (22), a polícia informou que a turista permanecia detida em Salvador, à disposição do Poder Judiciário, até a decisão que concedeu a liberdade provisória.