Calor intenso: Kalil e convidados elencam os principais riscos à saúde

A nova temporada do “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” estreia neste sábado (24) com um assunto que tem gerado preocupação entre especialistas: as ondas de calor intenso.

Segundo um estudo publicado em maio do ano passado na revista científica Temperature, extremos climáticos — como fortes ondas de calor ou de frio — têm matado pessoas silenciosamente. Ao analisar dados de mortalidade na Índia entre 2001 e 2019, pesquisadores identificaram que mais de 34 mil pessoas morreram por causas diretamente ligadas ao calor e ao frio intensos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 489 mil pessoas tenham morrido por exposição ao calor em todo o mundo entre 2000 e 2019. Na Europa, região que, em tese, teria mais condições de se proteger, a onda de calor de 2003 foi responsável por mais de 70 mil mortes em três meses.

Para tratar do assunto, Dr. Roberto Kalil recebe a cardiologista Gláucia Maria Moraes de Oliveira, professora titular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Fábio Contreiras. Durante o papo, os especialistas elencam os principais impactos do calor no sistema cardiovascular e orientam sobre as principais práticas de prevenção.

Ao longo da entrevista, Contreiras lista as principais ocorrências devido ao calor intenso e ainda fala sobre o comportamento de risco dos banhistas, principalmente no período do verão. O tenente-coronel também abordou os cuidados que trilheiros devem ter para se preparar fisicamente antes de uma aventura em meio à natureza, principalmente em períodos de altas temperaturas.

Já Oliveira elenca os principais efeitos do calor intenso no corpo e os principais órgãos comprometidos. Além disso, a cardiologista reforça o perigo do consumo de álcool durante as altas temperaturas e seus efeitos negativos no corpo, como a desidratação.

Nova temporada em novo formato

A nova temporada do “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” estreia no sábado (24) em novo formato. Agora, o programa passa a ser mais interativo, permitindo a participação do público com perguntas e comentários pelas redes sociais da CNN Brasil.

Além disso, nas reportagens, a jornalista Carol Marcelino apresenta histórias reais de pessoas que enfrentam problemas de saúde, aproximando a informação médica da vida cotidinada.

“CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” estreia no sábado, 24 de janeiro, às 19h30, na CNN Brasil.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *