O Ibovespa opera em alta nesta sexta-feira (23) endossado pelo avanço no preço de commodities como petróleo e minério de ferro. A bolsa brasileira passou por uma semana de máximas históricas e caminha para o quinto dia seguido com sinal positivo, sustentados principalmente pelo fluxo de capital externo em meio à continuidade de uma rotação global de portfólios.
Na véspera, o principal índice da bolsa aproximou-se dos 178 mil pontos no melhor momento, sendo amparado pelo capital de estrangeiros que, apenas neste mês, já registram uma entrada líquida de quase R$ 8,8 bilhões na bolsa paulista, segundo dados da B3 até o dia 20.
Os papéis da Vale e da Petrobras impulsionam o índice neste pregão. As ações da mineradoras sobem mais de 1%, enquanto a estatal tem valorização acima de 2%.
Por volta das 11h30, o Ibovespa subia 0,36%, aos 176.215 pontos. — na semana, acumula alta de quase 7%.
O dólar oscila perto da estabilidade no Brasil, enquanto no exterior a moeda americana tem sinais mistos ante as demais divisas com os mercados ainda operando na esteira do alívio com as tensões envolvendo a Groenlândia.
No mesmo horário a moeda subia 0,17%, cotada a R$ 5,29 na venda.
No Brasil, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra três autoridades do Rioprevidência, o fundo de pensão dos servidores do Estado do Rio de Janeiro, para apurar irregularidades ligadas ao Banco Master.
*Com informações da Reuters