Morreu aos 87 anos a princesa Désirée, irmã do rei Carlos XVI Gustavo, informou a Casa Real da Suécia nesta quarta-feira (21).
Segundo comunicado divulgado nas redes sociais oficiais da monarquia, a princesa morreu tranquilamente em sua residência no castelo de Koberg, na província de Västergötland, cercada pela família.
Viúva de Niclas Silfverschiöld, que morreu em 2017, a princesa Désirée vivia no castelo de Koberg e deixa três filhos, além de netos. Em nota, a Casa Real destacou o vínculo da princesa com a região, onde passou grande parte da vida.
Em mensagem de pesar, o rei Carlos XVI Gustavo lamentou a perda da irmã. “É com grande tristeza que recebi a notícia da morte da minha irmã, a princesa Désirée. São muitas as lembranças calorosas que construímos na casa da família Silfverschiöld, em Västergötland, um lugar que passou a ter um significado especial para ela. Eu e minha família expressamos nossas condolências aos filhos da princesa e às suas famílias”, afirmou o monarca.
De acordo com a revista Hello!, o rei determinou que as bandeiras do Palácio de Drottningholm e do Palácio de Haga fossem hasteadas a meio-mastro em sinal de luto.
Nascida em 2 de junho de 1938, no Palácio de Haga, a princesa Désirée era a terceira filha do príncipe Gustavo Adolfo e da princesa Sibila de Saxe-Coburgo-Gota. Ela era a filha do meio entre cinco irmãos: as princesas Margaretha e Birgitta, mais velhas, e a princesa Christina e o atual rei, mais novos.
Além dos filhos Carl Otto, Christina-Louise e Hélène Ingeborg, a princesa deixa vários netos.

Julgamento em Londres envolve acusações de violação de privacidade contra a Associated Newspapers, dona do Daily Mail. Processo pode durar até nove semanas, reúne outras celebridades e deve contar com novo depoimento do duque de Sussex
Notícias ao Minuto | 12:30 – 20/01/2026