Agência de imigração detém 4 menores de idade em Minnesota, diz autoridade

Agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) apreenderam ao menos menores de idade, incluindo um menino de 5 anos, em um distrito escolar da região de Minneapolis neste mês, disseram autoridades do distrito escolar e da cidade nesta quinta-feira (22).

Liam Conejo Ramos, de 5 anos, viu agentes mascarados levarem o pai dele da entrada de casa depois que os dois voltaram da pré-escola na terça-feira (20), de acordo com Rachel James, vereadora de Columbia Heights, que viu vários veículos bloqueando metade da rua perto da residência.

Então, os agentes levaram o menino, que usava um boné azul e uma mochila do Homem-Aranha, apontaram para a porta dos fundos da casa e fizeram um gesto para que ele batesse, disse ela.

“Não consigo imaginar o que se passava na cabeça de Liam, mas posso dizer o que vi em seu rosto. Ele estava congelado e paralisado. Ele não estava chorando, mas parecia muito assustado”, disse James à Reuters nesta quinta.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA afirmou que o pai de Liam, Adrian Alexander Conejo Arias, estava no país irregularmente, mas não forneceu detalhes nem mencionou antecedentes criminais.

A porta-voz Tricia McLaughlin disse que os pais que são alvo de operações do ICE são questionados se desejam que seus filhos sejam levados com eles ou que sejam entregues a uma pessoa designada pelos pais.

“O ICE não tinha como alvo uma criança”, afirmou ela, acrescentando que Conejo Arias fugiu do local quando os agentes se aproximaram, supostamente abandonando seu filho.

O governo dos EUA mobilizou cerca de 3 mil agentes em Minneapolis, maior cidade de Minnesota, onde um agente de imigração matou uma mulher a tiros.

Democratas e líderes locais acusaram os agentes federais de táticas agressivas e desnecessárias que deixaram muitas comunidades imigrantes com medo.

Vizinhos teriam se oferecido para ficar com a criança

Vizinhos se reuniram e se ofereceram para ficar com o menino, incluindo um que disse ser da família, alegou a vereadora Rachel James. Porém, ainda segundo o relato, os agentes colocaram a criança no banco de trás de um carro preto e partiram em alta velocidade.

O caso ocorre em meio à crescente tensão na cidade com protestos após a morte de Renee Good, de 37 anos, cidadã americana e mãe de três filhos, por agentes do ICE.

“Por que deter uma criança de 5 anos?”, questionou Zena Stenvik, superintendente do distrito escolar público de Columbia Heights, em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

“Não me venham dizer que essa criança será classificada como criminosa violenta”, adicionou.

Stenvik afirmou ter visto a documentação legal e que a família possui um pedido de asilo em andamento, sem ordem de deportação.

Outros menores foram apreendidas pelo ICE

Além disso, ela pontuou que outra menor, uma estudante do ensino médio de 17 anos, foi detida na terça-feira (20) por agentes armados e mascarados a caminho da escola. Nenhum dos pais estava presente, disse ela.

Ainda segundo a superintendente, duas semanas atrás, uma menina de 10 anos foi apreendida por agentes do ICE a caminho da escola primária. Ela e a mãe ainda estariam em um centro de detenção no Texas.

Por fim, na semana passada, uma estudante do ensino médio de 17 anos foi detida junto à mãe por agentes do ICE em seu apartamento, acrescentou Stenvik.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *