O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, 57, publicou nas redes sociais um vídeo de agradecimento aos fãs após as quatro indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar 2026, reveladas nesta quinta-feira (22).
“Muito obrigado pela energia tão incrível que estamos sentindo do público brasileiro e para essas indicações. Estávamos até agora há pouco com vários amigos aqui que ajudaram e fizeram parte do filme. Foi muito bom, dá nervoso, mas foi bom acompanhar ao vivo a transmissão”, disse. Confira a lista completa.
Kleber Mendonça agradeceu às produtoras que investiram na campanha do filme, que figurou a lista de indicados das principais premiações do cinema.
“Passamos ontem de um milhão e meio de espectadores, o que é absolutamente incrível. Eu quero também agradecer e mandar um grande abraço ao Wagner Moura, que estava num avião quando ele soube da informação de que está indicado ao Oscar de Melhor Ator“, continuou.
O diretor comemorou a sequência de filmes brasileiros em destaque no cinema internacional e citou “Ainda Estou Aqui”, produção de Walter Salles que levou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
“Mas eu quero lembrar uma coisa: ‘O Agente Secreto’ é uma combinação de muitas outras coisas. Por exemplo, de uma cidade que é o Recife, que tem um talento muito natural, talento nato para a cultura, para a literatura, para o teatro, para a música e, claro, para o cinema”, declarou.
Ele continuou dizendo que o filme é um projeto que nasceu há muito tempo e teve inspiração em outras obras, como “Amarelo Manga” (2022), dirigido por Cláudio Assis.
“‘O Agente Secreto’ é fruto de muita coisa, de políticas públicas, que são uma maneira inteligente. Está na nossa Constituição investir na identidade do próprio país, com políticas públicas para as artes e a expressão artística. Eu realmente acho que a população do nosso país está passando a se ver e isso é muito interessante e importante”, disse.
Kleber Mendonça Filho lembrou que cresceu assistindo a filmes de vários países, mas que ver produções brasileiras foi essencial para compreender a importância de valorizar a cultura nacional.
“Investir no produto cultural do país é uma maneira inteligente de investir dinheiro. Temos agora novos filmes no Festival de Berlim e eu espero que novos títulos incríveis estejam sendo trabalhados, escritos, montados ou mixados nesse momento em que estou falando com vocês”, comemorou.