Entenda por que Defesa Civil emitiu alerta extremo pela 1ª vez em SP

Em uma iniciativa inédita, pela primeira vez, neste sábado (17), a Defesa Civil disparou um alerta extremo na capital paulista. O alarme foi enviado para às zonas sul e leste da cidade. O sistema de aviso funciona desde 2024.

Imagens obtidas pela CNN Brasil mostraram um homem em cima de um carro tentando escapar de alagamento, no período da tarde, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) colocou toda a cidade entrou em estado de atenção.

O alerta é diferente do normal e dispara um alarme mais longo (10 segundos). A Defesa Civil justificou-se para defender o uso inédito do informe. “O envio do alerta extremo teve como objetivo orientar a população a adotar medidas de autoproteção, evitando áreas de risco, vias alagadas e deslocamentos desnecessários durante o período crítico”, alega o governo do estado de São Paulo, responsável pelo órgão.

Uma sirene também foi disparada em alguns bairros para alertar a população.

Homem é encontrado morto dentro de carro em córrego em Mauá

Ainda segundo o órgão, “em apenas uma hora, a capital registrou quase 50 milímetros de chuva, volume classificado como chuva extrema, de acordo com os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM)”.

Outro ponto que justifica é a rápida elevação do nível dos córregos durantes essas tempestades.

Corpo encontrado

Na última sexta-feira (16), um casal de idoso desapareceu em um veículo no córrego do bairro Vila Andrade, após a retomada das buscas neste sábado (17), os  Bombeiros encontraram um dos corpos. A vítima é Marcos da Mata Ribeiro, de 68 anos, que foi reconhecido por seu filho.

Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, segue desaparecida e as buscas continuam.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *