Cidade de SP entra em estado de atenção; Defesa Civil emite alerta extremo

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE) colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos no início da noite deste sábado (17).

Segundo o CGE, o deslocamento lento das precipitações favorece a formação de alagamentos intransitáveis, enxurradas repentinas e o transbordamento de pequenos rios e córregos. A Defesa Civil enviou o alerta extremo — inédito na capital paulista —, que dispara um alarme mais longo (10 segundos), segundo o órgão, a medida foi tomada pelo grande volume de chuva dos últimos dias, a triste ocorrência de ontem envolvendo o casal de idosos e a possibilidade de transbordamento de córregos.

Permanecem em estado de Atenção para alagamentos:

  • Zona Sul  às 17h30
  • Zona Sudeste  às 17h30
  • Zona Leste  às 17h30
  • Marginal Tietê  às 17h30
  • Marginal Pinheiros  às 17h49
  • Zona Oeste  às 17h49
  • Zona Norte  às 17h49
  • Centro  às 17h49

 

Há estado de Alerta na Subprefeitura da Vila Prudente às 18h08, com transbordamento do Córrego Mooca na Av. Luís Inácio de Anhaia Melo com a Av. Salim Farah Maluf.

Áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor e entrada da brisa marítima estão provocando chuvas inicialmente isoladas, mas com até forte intensidade entre Capela do Socorro, Cidade Ademar, Santo Amaro, Jabaquara e Ipiranga, na zona sul, e na zona leste entre as subprefeituras da Mooca, Penha, Aricanduva/Vila Formosa, Vila Prudente e Sapopemba.

Ocorrências e morte

Os idosos Maria Deusdete da Mata Ribeiro, de 67 anos, e Marcos da Mata Ribeiro, de 68, foram levados pela chuva quando o veículo em que estavam foi arrastado para um córrego durante o forte temporal que atingiu São Paulo no fim da tarde de sexta-feira (16).

corpo de Marcos da Mata Ribeiro foi encontrado na manhã deste sábado (17). Maria Deusdete segue desaparecida.

Na sexta-feira, a Avenida Carlos Caldeira Filho, entre o Capão Redondo e a Vila Andrade, ficou alagada em diversos pontos. Com a força da água, dois veículos acabaram sendo arrastados.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *