Conselheiros do São Paulo aprovaram, nesta sexta-feira, o pedido de impeachment do presidente do clube, Julio Casares. A reunião foi realizada no Morumbis, Zona Sul da capital paulista.
A reunião do Conselho Deliberativo foi realizada de forma híbrida — presencial e online — e contou com 188 votos a favor do impeachment, 45 contra e dois em branco.
Do lado de fora do estádio, em meio à chuva, houve protestos de torcedores organizados que pressionavam pela aprovação do processo.
Agora, Casares será afastado da presidência do clube até a realização de uma Assembleia Geral dos sócios, que aprovará ou não a decisão dos conselheiros.
Impeachment terá que ser aprovado pelos sócios
Presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres terá um prazo de 30 dias para convocar a assembleia. Até lá, o vice-presidente do clube, o empresário Harry Massis Junior, de 80 anos, assumirá a presidência interinamente.
Caso os sócios aprovem o impeachment em definitivo, Massis segue no comando do São Paulo até o fim do ano, quando novas eleições serão organizadas pelo Tricolor Paulista.
Neste caso, Casares, de 64 anos, se tornaria o primeiro presidente da história do São Paulo a sofrer um impeachment. Ele assumiu a presidência em 2021 e estava em seu segundo mandato consecutivo.
Entenda o caso
Veja como foi a reunião do Conselho
O CNN Esportes está no Morumbis e acompanha a definição do processo de impeachment de Julio Casares. Veja abaixo as atualizações:
- 22h46: Harry Massis vai até a torcida após Julio Casares sofrer impeachment, e é cobrado por líderes da torcida organizada
- 22h39: 188 conselheiros foram a favor do impeachment, 45 contra, 2 votaram branco e nenhum voto foi anulado
- 22h37: Julio Casares sofre impeachment no São Paulo. 188 votos foram a favor da saída do dirigente
- 22h34: “Cazares vazou”, grita a torcida Independente após fim da votação, comemorando a saída de Casares
- 22h32: fim da votação do impeachment
- 22h24: votação deve chegar ao fim em instantes
- 21h28: alguns conselheiros votantes deixam o Morumbis pouco antes do encerramento da votação
- 21h36: Resultado de votação deve ser anunciado por volta das 23h
- 21h03: conselheiro Caio Forjaz revela como foi o discurso de Casares antes de votação do impeachment e critica vitimismo. “[Disse que] não sabia nada dos áudios, se colocando como vítima e que está sendo acusado por notícias sem qualquer tipo de prova. Um discurso próprio de quem está sem argumentos para demonstrar sua lisura dentro de todo esse processo. No mínimo ele deveria ter pedido afastamento para exercer a defesa dele. […] Agora vai ser destituído porque a imensa torcida já o destituiu”, declarou.
- 20h58: “Nós enxergamos que politicamente Julio Casares não tem mais condições de seguir no cargo. Ele teve a oportunidade de se defender”, declara Flávio Marques, conselheiro de oposição do São Paulo.

- 20h43: link on-line é liberado e votação híbrida termina até 22h30
- 20h37: discursos chegam ao fim e votação começa
- 20h25: Julio Casares discursa antes de votação de impeachment. Atual presidente do clube está acompanhado do advogado Bruno Garcia Borragine
- 20h21: “Eu sou São Paulo de coração, que hoje é comandado por ladrão, olé olé olé”, canta a torcida minutos antes do início da votação
- 20:01: votação do impeachment deve ser iniciada a partir das 20h30. Independente do quórum, o mínimo para saída de Casares é de 2/3 dos votos considerando o total de conselheiros
- 19h42: torcidas organizadas seguem protestando a favor do impeachment de Casares. Alguns caixões com a foto do atual presidente do clube foram levados para a manifestação
- 19:28: bombas são ouvidas próximas ao Morumbis e PM é reforçada
- 19h24: a reunião completou quórum necessário para haver da votação
- 19h09: Julio Casares passou a semana recluso e tentando convencer aliados a votarem contra o impeachment
- 19h04: a oposição vai se pronunciar primeiro na reunião. Depois, Casares fará sua defesa através dos advogados
- 19h03: quórum mínimo é confirmado para a votação do impeachment. 160 conselheiros estão na reunião presencialmente, enquanto 50 participam de forma online
- 18h50: segue o protesto da Independente, principal organizada do São Paulo, no lado externo do Morumbis. “Se o conselho não votar, o pai vai quebrar”, cantam. Veja no vídeo abaixo:
- 18h39: ex-dirigente do São Paulo, Marcos Aurélio Cunha fala à CNN antes da reunião. “Eu acho que a gestão foi muito midiática e não foi pragmática. Ela acabou endividando clube profundamente e acho que não teve responsabilidade financeira e essa é minha maior crítica a gestão”, opinou. Leia a entrevista.
- 18h18: Conselheiros chegam ao Morumbis para votação do impeachment de Julio Casares
- 17h53: horas antes da votação de define o futuro de Júlio Casares a frente do São Paulo, torcidas organizadas marcaram presença no entorno do Morumbis para pedir a saída do presidente