O presidente do Conselho Municipal de Minneapolis, Elliott Payne, afirmou à CNN nesta quinta-feira (15) que moradores da cidade estão tendo direitos constitucionais.
Segundo Payne, isso afeta tanto pessoas que saem às ruas para observar “o que está acontecendo” quanto aqueles que fazem tarefas cotidianas.
A fala da autoridade é feita em meio a um aumento nas atividades de fiscalização da imigração federal em Minneapolis.
“Muitos dos nossos moradores estão lá fora, observando legalmente as operações do governo federal para garantir que nossos direitos constitucionais não sejam violados, e o que estou vendo em primeira mão é que nossos direitos constitucionais estão sendo violados”, disse Payne.
Ainda segundo ele relatou à CNN, a presença de agentes federais está afetando não apenas os imigrantes, mas todos os integrantes da comunidade que estão tentando ir trabalhar e seguir com suas vidas cotidianas.
“Já vivemos isso”, destacou o presidente do conselho, referindo-se às consequências do assassinato de George Floyd na cidade em 2020.
“Estamos vivendo isso novamente e, desta vez, estamos vivendo isso por meio do nosso governo federal“, adicionou.
“Estamos vendo essa falta de confiança e essa falta de integridade vindo diretamente do nosso governo federal neste momento, não apenas na forma como conduzem suas operações nas ruas, mas também na maneira como mentem descaradamente para a nossa comunidade sobre essas operações”, acrescentou.
Na semana passada, uma mulher de 37 anos foi morta a tiros por um agente federal, e outro homem foi baleado e ferido por um agente na quarta-feira (14).
“Se você acha que proteção significa assassinar pessoas e atirar nelas na cabeça, então eu não quero essa proteção do nosso governo federal”, disse Payne.