Os Estados Unidos incluíram vários países da América Latina na suspensão do processamento de vistos, uma medida que afeta 75 nações de forma indefinida.
Brasil, Colômbia e Uruguai são os três países sul-americanos afetados pela decisão.
Também estão incluídos Cuba, Haiti e Nicarágua.
O Governo não detalhou os critérios específicos para a elaboração da medida, que entrará em vigor em 21 de janeiro, embora o Departamento de Estado tenha afirmado que a pausa afeta países “cujos imigrantes frequentemente se tornam encargos públicos para os Estados Unidos ao chegarem”, segundo uma mensagem no X.
“Estamos trabalhando para garantir que a generosidade do povo americano não seja mais abusada”, acrescentaram.
A decisão não afeta as solicitações de vistos de não imigrantes, como os de estudante ou turista, portanto, não se aplica a quem busca viajar para os EUA para a Copa do Mundo que ocorrerá entre junho e julho.
O Departamento de Estado não forneceu um prazo exato para a pausa. “A congelamento continuará até que os Estados Unidos possam garantir que os novos imigrantes não se beneficiem da riqueza do povo americano”, disseram, acrescentando que o objetivo é “impedir a entrada de estrangeiros que possam se beneficiar de serviços e benefícios sociais públicos”.
Alguns dos países afetados, como Cuba e Haiti, já figuravam na lista ampliada de proibição de viagens da Administração.