Na fronteira entre o Brasil e a Venezuela a cultura, os costumes e as rádios são predominantemente venezuelanas. Mais de uma semana depois da captura do ditador Nicolas Maduro, a equipe da CNN identificou que emissoras de rádio venezuelanas que podem ser captadas em Pacaraima, em Roraima, continuam transmitindo discursos e falas antigas de Maduro. Isso ocorre de forma recorrente.
Os conteúdos, que não são inéditos, são retransmitidos em intervalos regulares ao longo do dia e trazem discursos pré-gravados do líder que dominou a política venezuelana por anos e é acusado de governar de maneira autoritária.
Nas falas, ouvidas também no Brasil, o ditador cobra união nacional, destaca qualidades do país e projeta “mais vitórias” de seu governo. As rádios também transmitem falas públicas da presidente interina da Venezuela, Delcy Rodrigues.
A captação do sinal venezuelano em território brasileiro é facilitada pela proximidade geográfica e pela potência das emissoras ao longo da fronteira, fazendo com que rádios estrangeiras ultrapassem fronteiras e cheguem com clareza a moradores e observadores em Pacaraima.
Relembre
Maduro foi capturado por forças dos Estados Unidos no dia 3 de janeiro durante uma operação militar em Caracas. Ele foi levado para os Estados Unidos, onde deve enfrentar acusações, incluindo de narcotráfico e terrorismo, em um tribunal federal em Nova York.
A ação marcou uma escalada sem precedentes na relação entre Washington e Caracas e gerou debates internacionais sobre legalidade e soberania.