Centenas de pessoas se reúnem na Austrália em apoio a manifestantes no Irã

Centenas de pessoas se reuniram em frente à prefeitura de Sydney, na Austrália, nesta quarta-feira (14) para demonstrar apoio aos manifestantes no Irã que enfrentam repressão por parte dos líderes religiosos.

Os protestos no Irã começaram em 28 de dezembro devido à queda no valor da moeda e se transformaram em manifestações mais amplas e pedidos pela queda do regime.

A organização de direitos humanos HRANA, sediada nos Estados Unidos, afirmou ter verificado até o momento a morte de 2.577 pessoas, sendo 2.403 manifestantes e 147 indivíduos ligados ao governo.

A HRANA relatou 18.137 prisões até agora. Um oficial iraniano disse à agência de notícias Reuters na terça-feira (13) que cerca de duas mil pessoas foram mortas.

Embora as autoridades iranianas tenham resistido a protestos anteriores, a onda de violência mais recente ocorre em um momento em que Teerã ainda se recupera da guerra do conflito do ano passado e com sua posição regional enfraquecida por golpes sofridos por aliados como o Hezbollah, do Líbano, desde os ataques liderados pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *