O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta perigo para a onda calor que atinge os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O alerta vale até 23h59 desta quarta-feira (14).
Segundo o Inmet, alerta está em vigor desde segunda-feira (12) e afirma que o alto índice de calor aponta risco à saúde, com temperaturas até 5°C acima da média pelo período de três a cinco dias, afetando a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e outras áreas do Sudeste.
Nesta segunda-feira, a cidade de São Sebastião, no litoral de São Paulo, registrou temperatura de 41,8°C a maior temperatura do estado no dia, de acordo com dados de estações meteorológicas oficiais do CIIAGRO.
O Rio de Janeiro segue sob alerta nesta terça-feira (13) devido a forte onda de calor que atinge a cidade, com previsão de máximas próximas dos 40°C. A cidade permanece no nível Calor 3 do Protocolo de Calor desde a manhã de sábado (10), quando os termômetros registraram temperaturas entre 36°C e 40°C.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, a previsão para esta terça é de nebulosidade variada e predomínio de céu parcialmente nublado. As temperaturas, apesar da neblina, continuam elevadas, com mínima de 22°C e máxima de 39°C.
Mesmo com o avanço no protocolo de calor, o estágio operacional da cidade continua em Estágio 1.
Nível 3 de calor
A cidade do Rio de Janeiro entrou, às 11h30 da manhã de sábado (10), no protocolo de calor nível 3. A prefeitura alertou que este é o terceiro de cinco estágios que indicam calor com duração ou aumento por, pelo menos, três dias seguidos.
Na sexta-feira (9), a cidade havia entrado em Calor 2, com a máxima prevista para 37°C.
O aumento do calor no Rio de Janeiro, após uma semana de temperaturas amenas, é devido a um sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens de chuva e favorece dias de céu aberto e calor intenso.
Criado pela prefeitura da capital fluminense, o Protocolo de Calor é um conjunto de medidas que visa reduzir os impactos das altas temperaturas para a população.
Recomendações
- Se mantenha hidratado e beba água;
- Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Use soro nos olhos e nariz para evitar o ressecamento;
- Use protetor solar;
- Não queime lixo e mato;
- Mantenha os ambientes arejados.
Em casos de emergência, contate a Defesa Civil pelo telefone 199.
*Sob supervisão de Pedro Osorio