Globo de Ouro pode ser decisivo para levar “O Agente Secreto” ao Oscar

O filme brasileiro “O Agente Secreto“, estrelado por Wagner Moura, pode ganhar impulso significativo na corrida por uma indicação ao Oscar caso vença em alguma das três categorias em que concorre no Globo de Ouro, que acontece neste domingo (11) em Los Angeles.

Segundo a jornalista e votante do Globo de Ouro 2026, Flavia Guerra, uma vitória em qualquer das categorias — melhor filme de língua não inglesa, melhor ator em filme de drama ou melhor filme de dramaaumentaria consideravelmente a visibilidade da produção brasileira entre os membros da Academia.

Impacto de premiações na temporada

Flavia compara a situação atual com o que ocorreu com Fernanda Torres no ano passado, quando a atriz venceu no Globo de Ouro superando grandes estrelas como Nicole Kidman.

“Quando a Fernanda bateu grandes estrelas de Hollywood, a campanha dela explodiu, do filme também. As pessoas que são da Academia, que são as que fazem cinema, olharam e falaram: Preciso ver o filme dessa atriz“, explicou.

A especialista ressalta que o sistema de votação para o Oscar é complexo, principalmente na categoria de melhor filme internacional.

Na primeira fase, quase 90 filmes são inscritos, e apenas os votantes que assistem a pelo menos 40% dessas produções podem votar. Muitos membros da Academia só assistem aos filmes quando a shortlist é divulgada em dezembro, ou mesmo apenas quando os cinco finalistas são anunciados, previsto para 22 de janeiro.

Visibilidade e reconhecimento

“Cada prêmio é um tijolinho que a gente vai construindo”, afirma Flavia Guerra, destacando que o filme brasileiro já ganhou visibilidade significativa após vencer no Critics Choice Awards na semana passada.

Segundo ela, a repercussão nas redes sociais, impulsionada pelos brasileiros, contribuiu para aumentar a publicidade em torno do longa-metragem.

A jornalista enfatiza que, além do prestígio, o fundamental é que o filme esteja sendo visto e comentado durante toda a temporada de premiações.

“Quanto mais a gente estiver no burburinho, melhor para nós”, conclui, ressaltando que o reconhecimento internacional pode ser decisivo para que “O Agente Secreto” conquiste uma vaga entre os indicados ao Oscar.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *