Planalto avança em conversas e vê menos resistência a Messias no STF

O entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que as articulações avançaram, as resistências diminuíram e que o cenário está mais favorável para aprovação no Senado da indicação de Jorge Messias ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A percepção de que as chances do advogado-geral da União são maiores do que eram no final do ano passado é compartilhada por ministros do STF e senadores – que terão de sabatinar e aprovar o nome do indicado de Lula.

A avaliação é de que a manutenção de gestos do presidente Lula para distensionar a relação com o Congresso será fundamental para a mudança de clima.

O primeiro sinal desse arrefecimento foi uma conversa de Lula e Alcolumbre por telefone, ainda no fim do ano passado. Na ocasião, o petista procurou o parlamentar para agradecer a aprovação do Orçamento para 2026. Os dois também tiveram um jantar fora da agenda no Alvorada para selar a paz.

Uma nova conversa entre os dois é aguardada ainda neste mês é vista como fundamental para garantir a aprovação de Messias. Nesta quinta-feira (8), o senador optou por se ausentar do ato no Planalto em que o presidente discursou em memória ao 8 de janeiro e anunciou o veto integral ao PL da Dosimetria.

Périplo

Enquanto aguarda a conclusão das articulações do governo, Messias segue seu périplo pelos gabinetes dos senadores. O advogado-geral da União tem contado com o apoio de ministros do STF para vencer as resistências que ainda persistem no Senado.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *