SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “O Agente Secreto” e Wagner Moura, protagonista do filme de Kleber Mendonça Filho, receberam os seus troféus da New York Film Critics na noite desta terça-feira (6), um mês depois de a associação de críticos nova-iorquina anunciar que eles foram escolhidos como melhor filme internacional e melhor ator, respectivamente, desta temporada.
No evento, a atuação de Moura foi enaltecida por Lupita Nyong’o, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por “12 Anos de Escravidão”, que deu a láurea ao ator. “[A atuação de Wagner] é extraordinária”, disse ela. “Por meio de uma resiliência silenciosa e uma bela sutileza, ele ilumina o que significa abraçar nossa história.”
Formada por mais de 50 membros, a associação de críticos de Nova York é uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos. A entrega antecipa o Globo de Ouro, que acontece neste domingo (11) e em que “O Agente Secreto” concorre às categorias de melhor filme de drama, melhor filme em língua estrangeira e melhor ator.
Entre os prêmios da noite, “Uma Batalha Após a Outra”, de Paul Thomas Anderson, levou o troféu de melhor filme, “Marty Supreme” conquistou melhor roteiro, Rose Byrne venceu a categoria de melhor atriz por “Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”, Amy Madigan conquistou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por “A Hora do Mal” e Benicio Del Toro venceu melhor ator coadjuvante por “Uma Batalha Após a Outra”.
Nas redes sociais, Mendonça Filho elogiou o discurso de Nyong’o e publicou registros da cerimônia. Usuários deram destaque a uma carta de drinques fotografada pelo diretor. Entre as opções, a bebida The Wagner Moura-tini chamou a atenção.
“O Agente Secreto” é o longa escolhido pelo Brasil para tentar uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional na premiação deste ano. Os indicados ao prêmio serão revelados no próximo dia 22.