A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal seguirá protocolo de grandes eventos durante os atos que serão realizados nesta quinta-feira (8) em alusão aos ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de Janeiro de 2023.
“A segurança da Praça dos Três Poderes foi reforçada por meio de operação integrada entre a SSPDF e demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, locais e nacionais, para ampliar o monitoramento e o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas assegurando tranquilidade, segurança e a plena realização do evento”, informou a secretaria em nota.
As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, partidos políticos e centrais sindicais estão entre os organizadores de manifestação na via N1, que fica em frente ao Palácio do Planalto. A praça dos Três Poderes está em obras para revitalização.
O secretário-geral da Presidência, Guilherme Boulos, participa da mobilização. A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desça a rampa do palácio indo ao encontro dos manifestantes.
O acesso será feito por um ponto único de credenciamento e revista, localizado em frente ao Ministério da Justiça. Não será permitido o acesso com mastros de bandeiras, faixas com suporte de madeira ou outros objetos que possam ser arremessados. O monitoramento pode incluir abordagens e revista de mochilas.
Haverá distribuição de água e capa de chuva para as pessoas que estiverem no ato, segundo a CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Caravanas que chegarem em ônibus e vans desembarcarão na Via José Sarney, acima da Alameda das Bandeiras, seguindo a pé até o local do credenciamento.
Haverá intervenções nas vias de acesso e eventuais desvios ou bloqueios estarão condicionados à avaliação de necessidade e risco. O isolamento da Esplanada, sob responsabilidade da Polícia Militar, se dará a partir de 00h01 do dia 08 até o término do evento.