As indicações ao The Actor Awards anunciadas nesta quarta-feira (7) não seguiram tanto as tendências de outras premiações e Wagner Moura foi deixado de lado na premiação. Além de do ator, outros astros de produções de língua não-inglesa não foram esnobados pelo Sindicato dos Atores.
Wagner Moura e o “O Agente Secreto” tem traçado uma premiada trajetória, acumulando uma longa lista de prêmios, com destaque para o Critics Choice Awards, Moura vencendo Melhor Ator e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes. Apesar de não receber uma indicação por seu trabalho pelo Sindicato de Atores, a campanha para o Oscar não está perdida para os brasileiros.
Vale lembrar que em 2025, Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” não receberam indicação no que na época era chamado de SAG Awards (a premiação mudou de nome para The Actors Awards posteriormente). O desvio na trajetória do longa brasileiro não o impediu de ser reconhecido e vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional poucos meses depois, e a atriz receber uma indicação de Melhor Atriz – além de fazer história como a vencedora do Globo de Ouro 2025 de Melhor Atriz.
Em um análise feita pela revista Variety, apesar de ser ignorado pelo Sindicato de Atores, Wagner Moura parece “continuar sendo um forte concorrente às indicações ao Oscar“, e é um dos favoritos a disputar a estatueta. Como razão para a premiação não indicar filmes de língua não-inglesa, o veículo especializado aponta que a maior parte dos votantes são estadunidenses e pretendem filmes norte-americanos – mesmo sendo a maior organização de votação de Hollywood, com 22 mil membros. Relembre aqui a lista de indicações ao The Actors Awards.
No último final de semana, “O Agente Secreto” foi premiado no Critics Choice Awards, mas Wagner Moura foi preterido por Timothée Chalamet em “Marty Supreme“. No próximo domingo (11), os brasileiros voltam ao tapete vermelho para concorrer ao Globo de Ouro 2026, confira aqui os indicados.