Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers do 8º episódio da 5ª temporada de “Stranger Things”
Os que já assistiram ao pouco mais de duas horas que trazem o encerramento de “Stranger Things”, se depararam com uma última cena bastante emocional e cheia de referências ao começo: uma partida de Dungeons & Dragons entre Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin), Will (Noah Schnapp) e Max (Sadie Sink). “Já estava planejado há muito tempo. Aquele porão, especificamente o jogo, representa a infância deles e foi como nós, como público os conhecemos. Para se despedir, é preciso jogar uma última partida“, explica Ross Duffer, um dos criadores do projeto em entrevista para a Netflix. “Aquela foi a primeira cena que filmamos, e pareceu apropriado que fosse a última. Tentamos até reproduzir com a câmera o que fizemos na 1ª temporada, tantos anos atrás.”
Ao fim da partida, os personagens discutem o “final feliz e clichê” que Mike dá para seus personagens, até que o adolescente faz uma analogia entre o jogo e suas vidas, e é nesse momento que ele revela sua teoria de que Onze (Millie Bobby Brown), a Maga, teria sobrevivido aos acontecimentos e trilhava uma jornada sozinha pelo mundo. Após muitas lágrimas, vemos cada personagem saindo pela porta do porão. “Eles estão deixando a infância para trás“, revela Matt Duffer, também criador da série.
Conforme eles saem, um novo grupo de crianças entra no porão e se aventura a começar a jogar Dungeons & Dragons, composto por Holly (Nell Fisher), Derek (Jane Connelly) e seus colegas de classe. “É a hora de eles deixarem tudo para trás e passarem o bastão para o próximo grupo de crianças.”
A série se encerra com um momento bastante simbólico: após Mike observar o novo grupo de jogadores de RPG com um tom de nostalgia, ele sai e fecha a porta do porão, o que Ross avalia como a representação que a nova geração está prestes ter sua “própria infância”, e que também simboliza o fim da nossa história. “Acho que Finn fez uma atuação realmente linda ali, porque você o vê passar por uma tristeza e um luto genuínos por deixar tudo para trás“, conclui Matt.